Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Ele atuará como adjunto do coordenador nacional Francisco Joseraldo Medeiros do Vale, do Crea-RN
O engenheiro agrônomo caçadorense Alessandro César Paviani acaba de assumir um importante papel na direção da Câmara Nacional Especializada de Agronomia, reforçando a representação catarinense no setor. Paviani, é tesoureiro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador (AEAC), Conselheiro do Crea-SC e Coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-SC, e atuará como adjunto do coordenador nacional Francisco Joseraldo Medeiros do Vale, do Crea-RN. Juntos, permanecerão no mandato até o próximo Encontro de Líderes, no início de 2026.
"Mais uma vez, Caçador se destaca ao projetar lideranças comprometidas com ações estratégicas para a agricultura e para a valorização dos profissionais da agronomia. Nosso trabalho na coordenação nacional reforça a importância de uma atuação técnica qualificada, que contribua para o desenvolvimento sustentável do setor e para a segurança alimentar do país", destacou Paviani.
A nova gestão da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia está comprometida com temas de grande relevância para a classe e para a segurança alimentar do país. Entre as prioridades, destaca-se a criação de um fórum para debater sobre agrotóxicos e o aperfeiçoamento da fiscalização do setor. "Fiscalizar vai além de garantir o exercício legal da profissão, trata-se de manter a qualidade e a segurança das práticas agronômicas no campo", explica Francisco Joseraldo Medeiros do Vale.
Outro ponto de atenção da coordenadoria é a modernização dos processos de fiscalização, integrando os Conselhos Regionais para compartilhar boas práticas e aprimorar a gestão digital. "Vamos mapear os Creas que estão mais avançados tecnologicamente e disseminar esse conhecimento para todo o país", pontua o coordenador nacional.
Com a nova gestão, há um esforço em fortalecer a interlocução com o Congresso Nacional para aprimorar normativas e garantir que os profissionais da agronomia tenham um papel ativo na formulação de políticas públicas. Uma das iniciativas nesse sentido é a revisão do manual de crédito rural, que visa assegurar que financiamentos bancários sejam conduzidos com a devida orientação técnica de engenheiros agrônomos.
Outro desafio está na defesa das atribuições profissionais da Agronomia, evitando que outras categorias assumam funções privativas dos engenheiros agrônomos. "Nosso objetivo é dialogar e, quando necessário, articular junto ao Plenário do Confea e ao Congresso Nacional para garantir que nossa profissão seja respeitada conforme estabelece o Decreto Federal nº 23.196/1933", reforça Francisco do Vale.
Para Paviani, assumir essa função em âmbito nacional é uma oportunidade de levar as demandas de Santa Catarina para o centro das decisões. "Nosso estado tem um papel fundamental na produção agrícola e na segurança alimentar do Brasil. Estar nessa posição nos permite contribuir diretamente para o desenvolvimento do setor", destaca.
A gestão da coordenadoria nacional seguirá acompanhando as metas do Confea para o período de 2025-2027, incluindo o fortalecimento das competências dos profissionais da Agronomia, a modernização da fiscalização e a promoção de boas práticas que garantam a sustentabilidade e a segurança na produção agrícola no país.
Presidente da Acic vai a Câmara e fala sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Caçador
18/02/2025 - 10:45Polícia Militar prende dupla e recupera arma e objetos furtados
18/02/2025 - 09:59Acadêmicos da UNIARP instalam Eco Barreira no Rio do Peixe
17/02/2025 - 18:40Apresentado o pré-projeto para a Rodovia do Contestado
14/02/2025 - 16:14Agrônomo de Caçador assume cargo de destaque na coordenação nacional da agronomia