Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EM 2024

Mais de 1.500 jovens passaram pelos cursos do SENAI na Regional Centro-Norte

13/02/2025 às 10:12

Imprimir

Um total de 1.526 jovens passaram pelos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI na Regional Centro-Norte da FIESC em 2024, atuando em 153 empresas. São jovens que tiveram mais oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Para 2025, estes números devem se repetir ou até aumentar. 

          

No Estado, foram 21,2 mil jovens nos cursos de aprendizagem industrial. O número é 6,7% maior do que o registrado em 2023, quando 19,9 mil jovens de 14 a 24 anos de todo o estado frequentaram a formação.

A aprendizagem concilia atividades no SENAI/SC e na empresa contratante. A jornada de trabalho, somando curso e atividades na empresa, pode ser de até oito horas. Os participantes recebem salário proporcional e outros direitos trabalhistas, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Na empresa Maxiplast, de Caçador, investir em Aprendizagem Industrial é investir no futuro. “Esses jovens colocam na prática o que aprendem no SENAI: a experiência real e os desafios do mercado. Além disso, trazem um olhar inovador, criando uma troca valiosa com os profissionais mais experientes da equipe. Eles chegam cheios de vontade de aprender e, ao longo do tempo, acompanhamos não só seu crescimento técnico, mas também seu amadurecimento profissional e pessoal”, destaca Andréia Parizotto Zancanaro, gerente de Recursos Humanos da Maxiplast. 

São muitos os que começam como aprendizes e depois de muita dedicação e pelo desempenho apresentado, conquistam oportunidades efetivas dentro da empresa. “É gratificante ver essa evolução e o impacto positivo que essa experiência traz para a vida deles e para a Maxiplast. Seguimos acreditando no potencial da nova geração e na importância da formação técnica para o crescimento profissional e o fortalecimento da indústria”, afirma.

“O SENAI foi fundamental para o início da minha carreira profissional”

Wellinton Córdova, foi aprendiz do curso de Administração e Logística do SENAI e hoje trabalha na empresa Adami S/A, no setor de RH, como assistente administrativo na área de facilities.

Segundo ele, o curso do SENAI contribuiu diretamente para esta conquista profissional. “As aulas de gestão de pessoas, logística e administração me proporcionaram uma visão ampla e estratégica sobre as operações da empresa, o que me permite realizar minhas atividades com mais eficiência e segurança. O curso foi fundamental para o início da minha carreira profissional. Os conhecimentos adquiridos em sala de aula e as experiências práticas proporcionadas pelo SENAI me deram a base necessária para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, o SENAI me ajudou a desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho, como organização, responsabilidade, trabalho em equipe e comunicação. Essas habilidades são essenciais para o meu dia a dia na Adami S/A e me permitem lidar com os desafios da minha função de forma eficaz”, relata.

Wellinton é muito grato ao SENAI pelo aprendizado adquirido, além das habilidades necessárias para construir uma carreira de sucesso. “Recomendo o SENAI a todos que desejam se qualificar e ingressar no mercado de trabalho com uma base sólida e diferenciada”, destaca.

Nove em cada 10 jovens aprendizes do SENAI conseguem emprego

Mais de 88% dos jovens aprendizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) conseguiram emprego em até um ano depois que concluíram o curso, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024. O indicador de inserção de ex-alunos no mercado de trabalho apresentou aumento de 3,7 pontos percentuais, saindo de 84,8% para 88,5%. O levantamento consultou mais de 211 mil ex-estudantes. 

Dos 88,5% dos ex-alunos do SENAI inseridos no mercado de trabalho, 69,1% ocupavam vagas no mercado formal e cerca de 47% conseguiram emprego na indústria com melhores condições salariais, segundo a pesquisa de acompanhamento dos egressos.

 

Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI). Agência de notícias da indústria.
 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR