Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Governo do estado declarou no início da semana que vai enviar para a Assembleia Legislativa, o Projeto de Emenda á Constituição (PEC) que regulamenta a atividade voluntária nos serviços de bombeiros no estado de Santa Catarina. O assunto que tem gerado polêmica e certo desconforto entre as corporações voluntárias e militares se arrasta desde o ano passado.
Aprovação garantida
O Secretário e Deputado Estadual Valdir Cobalchini garantiu que o projeto deve ser aprovado, haja vista que o governador se posiciona á favor de manter as corporações voluntárias que já atuam e também pelo fato de a base governista ser maioria na Alesc.
A reivindicação é antiga
O deputado Estadual Reno Caramori, conhecido por interceder em favor das corporações voluntárias, mais uma vez declarou-se solidário aos bombeiros militares e aos comunitários. Ele defende que o mais importante é reduzir o déficit de mais de 170 municípios catarinenses que não tem corporação bombeiril alguma para o atendimento aos seus cidadãos em caso de acidentes, sinistros e outras ações.
A reivindicação é antiga II
Segundo Reno Caramori, á nove anos que se intercede por esta PEC, que é a única maneira de regularizar a atividade dos voluntários em Santa Catarina. Reno elogiou a sensibilidade do governador Raimundo Colombo, e disse que a assim que a PEC, elaborada pelo governo do Estado chegar à Assembleia Legislativa – prometida para os primeiros dias de fevereiro – chegue a Casa, será analisada e colocada a votação.
Retomadas atividades na FMC
Após o recesso – somente com expediente interno – os professores das oficinas da Fundação Municipal da Cultura (FMC) retomaram as atividades nessa quarta-feira. Os alunos das oficinas culturais, no entanto, retornam às aulas a partir das 8h de 13 de fevereiro.
As matrículas deverão ser feitas a partir do dia 1º de fevereiro diretamente na Fundação. Aulas de dança, artesanato, teclado, violão, violino, teatro, orquestra de sopro, capoeira e da Banda Municipal Aurora serão oferecidas.
Retomadas atividades na FMC I
Interessados em participar das oficinas culturais devem procurar a Fundação Municipal de Cultura (FMC) para efetuar a inscrição. Mais informações através do telefone 3563-9555. As vagas são limitadas.
Recebo email de leitor morador da Vila Paraíso reclamando das mudanças no trânsito em seu bairro. Segue na íntegra:
Prezado Márcio. Acompanho e gosto de ler tua coluna desde quando era publicada no jornal. Como sei que você oferece o espaço para a comunidade reclamar, gostaria de falar sobre a mudança no trânsito da Vila Paraíso.
Não entendo como os governantes pensam em melhorar o fluxo de veículos eliminando ruas da cidade. Na Rua Padre Feijó, por exemplo, os carros podiam trafegar nos dois sentidos, mas com a mudança, boa parte da rua ficou inútil, sendo que é uma rua larga e espaçosa. Como se espera da mobilidade ao trânsito diminuindo o espaço de tráfego? Isso não tem lógica.
Outra reclamação é com relação a sinalização. Para os motoristas que vão da Cidasc sentido Jonas Ramos, a sinalização está péssima. È comum passar por ali e ver aqueles ‘quase invisíveis cones’ caídos. Só tem uma pequena placa indicando que deve-se conduzir sentido Jonas. Como sempre ocupo a Rua Pádre Feijó, já presenciei pelo menos umas oito vezes motoristas entrando contra-mão ali.
Agradeço de publicar a reclamação e desejo que os responsáveis resolvam esse problema.