Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O objeto da Antropologia engloba as maneiras físicas primitivas e atuais relacionadas ao humano e as suas manifestações culturais.
Atribui-se a essa área epistêmica a faina de proceder às generalizações, estabelecendo princípios explicativos do desenvolvimento e da formação das sociedades e culturas humanas.
A Antropologia Cultural constitui a subárea mais ampla, visto que abrange o estudo do humano em sua ontologia, ou seja, gerador de cultura. Esta se reputa tudo que o humano cria ou modifica da Natureza. Também se chama Antropologia Social
Igualmente, analisa as culturas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e discrepâncias.
Promove enfoque de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural, obtido por aprendizado, considerando-o em todas as suas dimensões.
Tal como para a Antropologia e para a Educação, a diversidade humana representa grande riqueza de problemas heurísticos a demandar pesquisa.
Ademais disso, a abordagem antropológica da educação opera com missão relevante: analisa a construção do conhecimento contextualizado socialmente.
Antropologia presta relevante ofício a educação, visto que proporciona fundamentos científicos para o multiculturalismo, permitindo instrumental para as visões etnocêntricas.
Em epítome, o uso da Antropologia no âmbito escolar, posto que jovem, configura-se auspiciosa abordagem.