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Adelcio Machado dos Santos

Condições de aprendizagem na Educação Superior

01/09/2011

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Nos termos da preleção da lavra Abreu e Masetto (1982), toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa para o aluno, ou seja, precisa envolvê-lo como um todo, como pessoa abrangendo suas idéias, sentimentos, cultura e sociedade. Para tanto, faz-se necessário que a aprendizagem esteja relacionada com o universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno.

Ainda segundo os autores, a aprendizagem deve permitir ações como:

• Formular problemas e questões que de algum modo, o envolvam ou lhe interesse;

• Entrar em confronto experiencial com problemas práticos de natureza social, ética, profissional, que lhe seja relevante;

• Participar com responsabilidade do processo de aprendizagem;

• Permitir e ajudar a transferir o conhecimento obtido em sala de aula para outras circunstâncias e situações de vida; e ainda

• Suscite mudanças no comportamento e até mesmo na personalidade do aluno.

Masetto (2003, p.35), de sua parte, salienta que o ensino e a aprendizagem, pelo fato de se complementarem e se integrarem, não são idênticos. É necessário que se compreenda bem cada um deles para melhor se entender como se pode fazer a correlação, a complementaridade e a integração de dois processos, transformando-os em um só.

O autor evidencia também que, a ênfase num ou em outro processo, ocasionará resultados de integração ou correlação totalmente diferentes. Continua discorrendo que, atualmente, a ênfase da educação superior jaz apenas no processo de ensino, em que a metodologia, em sua quase totalidade, centra-se em transmissão ou comunicação oral de temas ou assuntos acabados por parte dos professores (aulas expositivas), ou leitura de livros e artigos e sua repetição em turma. Preponderância de um programa a ser cumprido.

Novamente, falando-se da avaliação, aos olhos do citado autor, esta é usada como averiguação do que foi assimilado do curso, mediante provas tradicionais e notas classificatórias e aprobatórias ou não.

No entanto, se for destacado o processo de aprendizagem, inúmeras transformações positivas poderão ocorrer, mormente em relação ao desenvolvimento da pessoa em sua totalidade, abrangendo áreas como a do conhecimento, através de pesquisas, a do afetivo-emocional, a de habilidades e a de atitudes e valores.

Por conseguinte, a eficácia da metodologia e do ensino demanda a ser participativa por parte do docente e do alunado, propiciando maior facilidade de consecução dos objetivos propostos.

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