Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O pai da criança
Matéria divulgada em todos os meios de comunicação do município destacam o primeiro passo para a instalação a Udesc em Caçador. Um curso de graduação na área de educação. Bem diferente do que sempre foi buscado desde que cogitou-se uma possível vinda da unidade para o município. Na foto, e até em comentários nas rodas dos menos informados, o Vereador Marcos Creminácio (PT), ao lado do prefeito Imar Rocha (PMDB), aparece com o pai da criança.
O pai da criança I
Que não cometam a injustiça de agora começarem a espalhar que apenas os dois caciques dos partidos que estão na cabeça do executivo são os únicos responsáveis pela vinda da Universidade para Caçador. Já surgem comentários maldosos de que o Deputado Valdir Cobalchini, foi inoperante e não obteve o mesmo êxito e de que o Deputado Reno Caramori se quer soube articular para apoiar a vinda da instituição.
O pai da criança II
Não queiram agora desvalorizar todo o trabalho, a pressão e o empenho, não só dos deputados caçadorense, mas de entidades, vereadores e até da Uniarp que se colocou a disposição para auxiliar cedendo inclusive seu espaço físico.
Que estejam cientes de que não seria na primeira indicação ou solicitação dos deputados, que a reitoria da Udesc decidiria se instalar no município. Todos os esforços iniciados ainda no governo Saulo Sperotto, que a cada dia ganharam força e foram pouco a pouco unindo mais e mais lutadores pela causa, foi válido. E agora os resultados estão começando aparecer.
Aumento de vereadores
Outro assunto que não poderia deixar de comentar, é sobre o aumento do número de vereadores. A presidente do Legislativo vereadora Sirley Ceccatto, vem recebendo ofícios e solicitações, para que o proposta e emenda a Lei Orgânica 01/2011, que altera o Artigo 23 da Lei Orgânica do município seja discutida junto a sociedade. A proposta se trata de uma adequação ao artigo 29 da Constituição Federal que autoriza municípios com mais de 50 mil habitantes a terem 15 vereadores.
Aumento de vereadores I
Mesmo respeitando a opinião, inclusive e leitores deste espaço, revelo que sou totalmente a favor do aumento do número de vereadores.
Primeiro motivo: Não está se criando algo que não existe, o município apenas está se adequando a uma Lei Federal, não há motivos para os vereadores caçadorenses irem contra um artigo da constituição.
Segundo motivo: Os valores repassados ao poder legislativo municipal serão sempre os mesmos, independente do número de vereadores.
Terceiro motivo: Além de aumentar a representatividade a comunidade, não serão os valores devolvidos ao executivo que vão salvar Caçador da crise em que se encontra. O executivo, com o apoio do legislativo, é que é responsável por buscar alternativas de aumento de arrecadação e por desenvolver ações de crescimento e desenvolvimento do município.
Quarto motivo: As verbas que atualmente o legislativo devolve á prefeitura municipal, não podem ser direcionadas. É besteira achar que por que Caçador precisa de um melhor atendimento na área de saúde, por exemplo, que estes valores serão aplicados em saúde. É o prefeito municipal que determina para qual setor será destinado o orçamento.
Más influências
A verdade é que algumas pessoas estão tentando influenciar negativamente a comunidade contra os membros do poder legislativo. A maioria são pessoas que não acompanham os trabalhos da vereança e saem por aí dizendo que vereador não faz nada. Muitos sequer sabem diferenciar poder executivo de poder legislativo.
Más influências I
É comum você encontrar por aí, pessoa que dizem que os vereadores não fazem nada.
Mas o problema é que estes desinformados, pensam que vereador tem o poder de pegar uma máquina e sair patrolando ruas pelo município, ou então de ordenar a um médico que atenda os pacientes com mais agilidade.
Estas pessoas deveriam primeiro acompanhar o trabalho da Câmara Municipal para depois saírem fazendo comentários quanto ao aumento do número de vereadores.
O papel do vereador
Vereadores são na verdade fiscalizadores das ações do poder executivo. São eleitos para junto das comunidades buscarem as solicitações e nas sessões legislativas, indicarem ao poder público onde estão os pontos críticos do município. Vereadores não se reúnem somente duas vezes por semana. Sempre que necessário, estão reunidos nas mais diversas comissões analisando projetos, discutindo leis e buscando resolver problemas que muitas vezes a comunidade nem sabe que existem. Tudo oque acontece no município, as obras, os incentivos ás empresas, as verbas destinadas para cada setor do executivo, passam pela Câmara Municipal.
Mais vereadores são a garantia de que o dinheiro público será mais bem distribuído. O aumento de 10 para 15 vereadores significa mais representatividade, serão mais comunidades tendo seus interesses atendidos. Se tem um poder no município preocupado com o bom andamento da máquina pública, este é o legislativo. Repito: Aumentar o número de Vereadores só trás benefícios para a população.