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Os cuidados com a comunicação abrangem a definição com clareza dos objetivos a serem alcançados, visto que a definição clara dos objetivos favorece a seleção do material a ser incluído no contato e a concentração dos recursos para alcançar resultados desejados.
Outro ponto é a organização das idéias, fato que requer o pleno domínio da matéria e a convicção de que realmente esta é importante, pois para convencer os outros, é necessário primeiro convencer-se a si mesmo. E ainda, cuidar para que o tom de voz, a altura e o ritmo não desagradem aos interlocutores.
Gil (1997) analisa como problema comumente encontrado na comunicação o verbalismo, ou seja, a transmissão de conhecimentos e habilidades mediante o emprego exagerado de palavras. O autor aponta como conseqüência desse verbalismo, o grande fluxo de palavras vazias que são passadas, nada servindo.
Observa-se então que, muitas vezes, os esforços verbais dos comunicadores são utilizados sem que se tornem capazes de compreender o seu significado ou aplicá-la a situações concretas.
Neste sentido, com o objetivo de tornar mais claro o processo comunicacional, lança-se mão dos recursos conhecidos como audiovisuais que vão desde os simples desenhos ou diagramas, até os sofisticados equipamentos e programas de multimídias.
No entanto, para a utilização e bom aproveitamento desses recursos de comunicação, é preciso, primeiramente, avaliar suas vantagens e limitações, bem como os cuidados a serem tomados para sua correta utilização.
Nota-se que, comumente, tais recursos são mais utilizados nas manifestações expositivas, porquanto, como se sabe, as pessoas, de modo geral, são intensamente estimuladas pelos meios de comunicação de massa. Por essa razão, quem deseja comunicar-se de modo eficaz não pode ignorar os meios de comunicação de massa.
Embora se possa criticar o conteúdo das mensagens veiculadas pelo rádio, televisão, jornais e outros, não poderão negar que, de modo geral, são elaboradas com grande competência, principalmente no que se refere à capacidade de despertar a atenção do público.
Neste sentido, os recursos audiovisuais, quando bem utilizados, elaborados e apresentados oportunamente, tornam-se bastante úteis, sendo capazes de despertar a atenção dos alunos de forma bem superior à exposição oral.
Tais recursos são válidos ainda para a compreensão e aplicação de conhecimentos e para a retenção.
Outra utilidade dos recursos audiovisuais, além da comunicação, está na avaliação da eficácia comunicacional; à guisa de exemplo, o uso de gravadores para a avaliação da comunicação e expressão oral.
Todavia, apesar de tais recursos apresentarem certas vantagens, existem algumas circunstâncias em que a utilização desses recursos podem apresentar aspectos negativos. O principal ponto negativo está na sua utilização exaustiva, principalmente os filmes e as coleções de slides que desestimulam a adoção de um papel mais ativo por parte do interlocutor.
Entretanto, vale frisar que é sobremodo importante, para a pessoa que deseja comunicar-se com eficácia, a leitura de jornal, que fornecem recursos para tanto, sobretudo informações para enriquecer as argumentações.
Em suma, quem lê jornal se comunica muito melhor.