Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Justiça Eleitoral e a Imprensa
O Juiz André Milani, responsável pela 6ª Zona Eleitoral realizou importante reunião na noite desta terça-feira com a imprensa local. Apesar da relevância dos assuntos em pauta, tendo em vista que estamos em pleno processo eleitoral, a adesão foi baixa. Além do PortalCDR, representado por este colunista, apenas mais um site de notícias, um jornal e um representante da rádio Caçanjurê estiveram presentes.
A Justiça Eleitoral e a Imprensa I
Além do juiz André Milani, participou também do encontro o Promotor Jadson Javel Teixeira. Ambos, além de esclarecer assuntos relacionados ao andamento do pleito eleitoral, ressaltaram a importância da imprensa para a expansão da democracia durante o período.
A Justiça Eleitoral e a Imprensa II
De acordo com o juiz, até o momento os trabalhos nos quatro municípios (Caçador, Macieira, Rio das Antas e Calmon) que compõem a 6ª zona estão dentro da normalidade, mas que várias denuncias já foram averiguadas e algumas estão em processo de averiguação. “Realizamos reuniões e repassamos todas as orientações aos candidatos e coligações. Estamos fiscalizando todos os quatro municípios”, disse Milani afirmando que mesmo assim o cartório eleitoral está a disposição para repassar informações aos candidatos, coligações e até mesmo a população em geral.
A Justiça Eleitoral e a Imprensa III
Já o promotor destacou o papel de fiscalizador que o cidadão deve assumir. “A corrupção é uma via de mão dupla e o eleitor é fundamental para evitar possíveis abusos”, disse acrescentando que já há denúncias e que o Ministério Público estará atento para reprimir os abusos até o último dia do pleito.
Direito de resposta negado
O primeiro pedido de direito de resposta registrado na 6ª Zona Eleitoral foi indeferido nesta terça-feira pelo Juiz André Milani. O processo foi movido pela coligação Unidos por nossa gente, encabeçado por Sirley Ceccatto (PSD), em desfavor da coligação a Vez do Trabalhador, de Darci Ribeiro dos Santos (PDT).
Direito de resposta negado I
O direito de resposta solicitado pela coligação “Unidos por nossa gente” referia-se ao quadro “A Hora da Verdade”, veiculado no programa de Darci Ribeiro na sexta-feira, dia 24, que revelava que a candidata do PSD Sirley Ceccatto, a qual afirma compromisso com a saúde, tem como companheiro de campanha o ex-prefeito cassado Saulo Sperotto, o qual teria sido um dos principais responsáveis pelo fechamento do Hospital Jonas Ramos e da Ala Psiquiátrica. Diante disso, o programa questionava, quanto ao compromisso com a saúde da população caçadorense.
A decisão judicial
O despacho do Juiz André Milani ainda recomenda que tal questão seja aprofundada pelos candidatos. Inclusive, em setor tão sensível como é o da saúde, desde que se mantenha a postura adequada, respeitando a igualdade e o direito a informação correta e adequada.
Palestra de motivação
A Escola Hilda Granemann de Sousa (Caic) envolveu diversos alunos de 4º e 5º ano em mais um evento de integração na unidade escolar. Na quinta-feira, dia 23, eles assistiram à Palestra Motivação Escolar e Familiar ministrada pelo professor Evandro Carlos Ribeiro. A direção da escola agradece e enaltece o trabalho desenvolvido pelo professor.
Reunião com os pais
A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação realiza reunião com pais dos alunos da Escola Maria Luiza Barbosa às 19h dessa quarta-feira (29), em sua unidade. Na ocasião será feita a entrega de livros do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe) do Instituto Unibrasil, material didático está baseado na interação social, na interdisciplinaridade e na comunicação.
Antes da implantação do Sefe todos os professores da rede municipal de ensino foram capacitados para melhor aproveitamento do material a ser implantado nas 16 escolas da rede municipal e os centros educacionais infantis. Além de Caçador os Municípios de Fraiburgo, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Chapecó, São José e Florianópolis já adotaram o sistema na rede de ensino.
Dia do Pisicólogo
A UNIARP através do curso de Psicologia em parceria com a Associação dos Psicólogos de Caçador e Região (APSIC) realizou na segunda-feira (27) um evento especial para comemorar o Dia do Psicólogo. A tarde foi realizado o workshop: “As demandas sociais e a clínica ampliada” com os palestrantes Marcos José Müller-Granzotto e Rosane Lorena Müller-Granzotto. A noite no Teatro da UNIARP foi ministrada a palestra: “Intervenção interdisciplinar na saúde mental” com Marcos e Rosane, seguido de noite de autógrafos.
Participaram do evento psicólogos, profissionais e estudantes da UNIARP dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Estética e Cosmética e Serviço Social. A regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil completou 50 anos neste dia 27 de agosto de 2012. Em 1964, durante a ditadura militar, a profissão foi regulamentada através de Lei. A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo).
Comentários sobre o conteúdo desta coluna devem ser encaminhados para contato@portalcdr