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A implementação de um sistema de informação requer um planejamento antecipado por parte da organização que normalmente inclui: a) antecedentes sobre a instituição; b) detalhes acerca dos recursos a serem proporcionados por um sistema informatizado; c) detalhes sobre o ambiente em que o sistema funcionará; d) e) cronograma de implantação do sistema; f) informações relacionadas a quaisquer limitações especiais, como problemas do cronograma; g) informações quanto a expressões constantes do contrato ou a forma deste (ROWLEY, 2000).
Neste sentido, Beal (2004) assegura que a gestão estratégica de um SI pode ser dividida em etapas que tradicionalmente compõem um processo administrativo qualquer:
• Planejamento: a organização elabora uma estratégia corporativa e estratégias de informação e de TI articuladas entre si, planejando objetivos e metas informacionais para determinado período e definindo os meios para alcança-los.
• Execução: as estratégias de informação e de TI constituem a principal referência para todo o processo de administração da informação dos sistemas de informação, da infra-estrutura e de tecnologia de informação e das competências da equipe.
• Avaliação e ação corretiva: a organização faz uso de sistemas de avaliação para analisar o desempenho das estratégias de informação de tecnologia de informação ações estão sendo executadas, se trazem resultado positivo e se permanecem adequadas ao contexto. Os problemas identificados necessitam ser submetidos a análise para, então, serem elaboradas e implementadas as melhores soluções.
O processo de planejamento de implementação de um SI deve ser iniciado por intermédio de um diagnóstico da situação com relação à informação corporativa e aos sistemas de informação disponíveis, defende Beal (2004). Nesse diagnóstico cabe investigar:
• se as informações e sistemas disponíveis são suficientes para ajudar no alcance da missão e dos objetivos organizacionais;
• quais as lacunas de informação existente, em relação à concorrência;
• quais as disfunções de informação (duplicidade de dados, inconsistência de informações advindas de diferentes fontes);
• quais as oportunidades de melhoria, isto é, áreas, processos ou atividades que podem ser melhorados pela oferta de informações;
• quais os mecanismos de proteção do patrimônio informacional a serem implantados e ou aperfeiçoados.
Em suma, o planejamento estratégico da TI é um processo de organizar e executar mudanças planejadas, desenvolver, treinar e instalar recursos definidos para sistemas, para as tecnologias e para os usuários e gestores (REZENDE, 2002).
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
GRAEML, Alexandre Reis. Sistemas de informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
RAUEN, Fábio José. Elementos de Iniciativa à pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 1999.
REZENDE, Denis Alcides. Tecnologia da informação integrada à inteligência empresarial. São Paulo: Atlas, 2002.
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ROWLEY, Jennifer. Biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2000.
SORDI, José Osvaldo de. Tecnologia da informação aplicada aos negócios. São Paulo: Atlas, 2003.