Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MORADIA

Novo Loteamento terá estrutura completa

As 125 moradias serão construídas depois que o local tiver acesso pavimentado, sede do CRAS e redes de água e eletricidade

11/11/2011 às 01:49

Imprimir

O grande diferencial do novo loteamento que será construído no bairro Nossa Senhora da Salete, para abrigar 125 famílias que serão retiradas das áreas de risco, é que o local já nascerá com toda estrutura. Para isso, serão disponibilizados mais de um milhão de reais, com recursos do Orçamento Geral da União a fundo perdido. Somente após a estruturação serão liberados os seis milhões de reais para construção das moradias.

O Termo de Compromisso foi assinado entre a Prefeitura de Caçador e o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, representado no ato por dirigentes da Caixa Econômica Federal, na última quarta-feira. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – IPPUC – Newton Marçal Santos, explicou que várias adequações foram realizadas, para que o projeto atendesse as necessidades. “Pegamos o barco andando e percebemos que o terreno oferecido era um banhado. Por isso tivemos que achar outra área, pois não adiantava retirar as pessoas da beira do rio e colocá-las num banhado”, explicou.
Numa parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, todos os estudos de impacto ambiental foram realizados. O terreno, que fica entre a rua Luiz Tortato e a SC 302 na saída para Calmon, fica perto de um reservatório de água e portanto não apresentará problemas neste sentido. O projeto do Centro de Referência em Assistência Social também foi feito num prazo recorde para atender aos prazos estipulados. “A equipe trabalhou muito para conseguir fazer o trabalho e merece os parabéns”, comenta Marçal.
Em seu pronunciamento, o prefeito Imar Rocha afirmou que as famílias cadastradas devem ser convidadas para uma reunião, onde poderão conhecer os detalhes do projeto e assim valorizar mais aquilo que receberão. “Tenho essa preocupação com as pessoas, pois afinal elas terão que sair do local onde sempre moraram”, comentou. O prefeito também pediu que sejam feitos mais projetos neste modelo, pois os projetos habitacionais de apartamentos não agradam a população mais humilde, que gosta de ter seu animal de estimação e fogão a lenha.
Para concluir, o prefeito relembrou a história desta área de risco, quando há 13 anos a União ingressou com uma ação de reintegração de posse: “O juiz da época afirmou na sentença que estava em seu gabinete com ar condicionado e da janela via os moradores que teria que deixar desabrigados. Concluindo que se negava a julgar o caso”, falou o prefeito, afirmando que agora o próprio governo tinha achado uma solução aceitável para aquelas famílias, comprovando que o juiz daquela época estava certo.

Nova agência será inaugurada no dia 16

Fazendo uso da palavra em nome da Caixa Econômica Federal, o diretor de Habitação da superintendência regional, Dilso Maximino Deitos anunciou que no próximo dia 16 de dezembro Caçador vai sediar durante o dia o colegiado estadual de gerentes, quando será feita a avaliação das atividades do ano e planejamento para 2012. No período da noite será feita a inauguração da nova agência bancária, que está sendo construída na avenida Salgado Filho.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR