Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LEGISLATIVO

Aprovada indicação para reativação de farmácia no PA

09/11/2011 às 18:14

Imprimir

O Vereador Vilso Soares dos Santos apresentou na sessão desta terça-feira (8) indicação para que a Secretaria Municipal da Saúde reative a farmácia que funcionava junto ao Pronto Atendimento, no antigo Hospital Jonas Ramos. Segundo ele, trata-se de uma solicitação dos usuários e moradores que residem nos bairros próximos ao PA, já que muitos não possuem veículos para se deslocar até a farmácia localizada junto a Secretaria.

“Com isso, os mesmos precisam utilizar o transporte público, sendo que a maioria são pessoas sem muitos recursos financeiros”, justifica o vereador, salientando também que a farmácia trará grande benefício à população de baixa renda, melhorando sensivelmente a saúde das pessoas que tanto dependem das ações sociais do município.
O vereador Rubiano Schmitz lembrou que a Câmara aprovou no ano passado, objetivando também o atendimento na farmácia do Pronto Atendimento, o aumento no número de vagas de farmacêuticos em Caçador, já que havia apenas dois profissionais para cinco farmácias e a exigência era que cada unidade tivesse um farmacêutico responsável. Segundo ele, com a realização do concurso público foram ampliadas as vagas e chamados os profissionais, no entanto o número de farmácia acabou sendo reduzido. “De nada adianta ampliar o número de profissionais e concentrar o medicamento em um local só, isso apenas dificulta para a população”.
Itacir Fiorese, “Fically”, fez menção à administração do ex-prefeito Saulo Sperotto destacando que além da farmácia em funcionamento havia um serviço móvel para levar remédios à casa do cidadão quando este não pudesse retirar os medicamentos nas farmácias. “Este serviço era fundamental, pois evitava que o cidadão tivesse que percorrer diversas farmácias e muitas vezes não ter condições de pagar quando não conseguia pelo SUS”, afirmou.
Já o vereador Marcos Creminácio lembrou que os problemas da saúde em Caçador se arrastam há anos e não iniciaram apenas nos seis meses da administração do prefeito Imar Rocha. Fez menção a administração de Saulo Sperotto quando o Hospital Jonas Ramos e a Clínica Psiquiátrica foram fechados. “Esta é uma herança de muitos anos, não começaram agora”.
Por fim, o vereador Alcedir Ferlin ressaltou que a administração anterior foi responsável pelo gasto de 60% do orçamento do ano em apenas quatro meses (janeiro a abril), sendo que ao assumir o Executivo, o prefeito Imar Rocha ainda herdou um valor significativo em dívidas com credores. “Se não bastasse isso, os médicos possuem uma gana de serviço, trabalham em mais de um local e a demanda é alta se compararmos o número de profissionais. Porém, este é um problema que não atinge apenas Caçador, mas a grande maioria dos municípios desse país. Enquanto a Emenda 029, que visa descentralizar os recursos para os municípios e estados na área da saúde, não for regularizada, infelizmente a situação continuará assim”, encerra.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR