Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Plenário Osvaldo José Gomez ficou lotado para as apresentações dos Grupos Prosas e Rabiscos, Temporá e Movimento Cultural Janela da Arte
A história do Contestado foi realçada com maestria na noite desta quinta-feira (26) na Câmara de Vereadores, através das apresentações teatrais promovidas pelos grupos Prosas e Rabiscos, Temporá e Movimento Cultural Janela da Arte. Os espetáculos fizeram parte da Semana do Contestado e encantaram o público presente.
A primeira apresentação da noite destacou histórias contadas pelos caboclos da região. Durante meia hora, o Grupo Prosas e Rabiscos, de Lebon Régis, trouxe à cena a peça “Retalhos do Contestado”, enaltecendo os causos lendários que envolvem o Contestado. “A peça surgiu a partir de uma pesquisa popular, não possui uma linha histórica e fatos ligados à Guerra, mas sim, retrata cenas individuais a partir dos contos da nossa gente, envolvendo muita prosa e musicalidade”, destaca o coordenador Sérgio Santos da Cruz.
A segunda apresentação ficou por conta do Movimento Cultural Janela da Arte, que relembrou a trajetória de Chica Pelega, personagem importante do Contestado. De acordo com o coordenador Hélio Pires o espetáculo teve como objetivo trazer à tona uma reflexão sobre o conflito e enaltecer a força da mulher através da personagem principal. O espetáculo já é apresentado há sete ano e a cada edição o Grupo busca inserir em novidades que enriqueçam a história.
Para encerrar a noite, o Grupo Temporá apresentou esquetes da Peça “O Contestado”, de Romário José Borelli. Cerca de 20 atores levaram ao público momentos valiosos vividos por personagens marcantes da nossa história, como o Monge João Maria e Adeodato. De acordo com o Presidente do Temporá, Adilson Panatta, a apresentação envolveu ainda textos de Fernando Pessoa e Davi Frozza.
Para o Presidente da Comissão Central Organizadora da 3ª Semana do Contestado, Ricardo Pelegrinello, resgatar o Contestado é revitalizar a nossa história e o orgulho de ser caboclo. “Infelizmente as escolas e universidades ensinam a história do Brasil, mas esquecem da nossa própria identidade, do que aconteceu aqui e que reflete no que somos hoje. A Semana do Contestado objetiva fazer este resgate e valorizar que somos”, frisou.
Além dos artistas, o evento contou ainda com a presença do Secretário Executivo da ADR, Imar Rocha; da Secretaria Municipal de Educação, Josete Lemos, representando o Prefeito Saulo Sperotto, alunos do CEJA E Irmão Léo, e demais convidados.
Semana do Contestado segue nesta sexta-feira, na Câmara
A Câmara realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 19h30, no Plenário Osvaldo José Gomez, o lançamento do Livro: “O Processo de Adeodato – último chefe rebelde do Contestado”, dos historiadores Paulo Pinheiro Machado e Gunter Axt, com a mediação do professor Carlos Martins. O evento conta ainda com a concerto de viola da Orquestra de Viola Caipira “Raizes do Contestado” e é aberto ao público.
Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37