Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Literatura, poesias, gincana e arrecadações fizeram parte de eventos promovidos pela instituição
A Escola Estadual Paulo Schieffler, em Caçador, encerrou nesta sexta-feira (4) uma série de atividades culturais, com objetivo do resgate da cultura brasileira e estrangeira, através da literatura, poemas, músicas e o tradicional haloween.
Entre os dias 24 e 29 a instituição promoveu uma gincana beneficente entre os alunos do ensino fundamental e médio, mobilizando centenas de estudantes. As provas em sua maioria tiveram cunho social, sendo este um objetivo da idealizadora, professora Luciane Salamoni, com o apoio das organizadoras do evento, professoras Everlaine Weber Urio, Cristiane Menegotto e Raquel Ely Legal.
As provas sociais envolveram recolhimento de material reciclável e óleo usado, que após vendidos serão revertidos em materiais pedagógicos para a própria escola. Roupas também foram arrecadas em outra prova, somando 3.600 peças que foram doadas para a Cáritas. Os alimentos não ficaram de fora e, tudo que foi levado pelos alunos, foi entregue posteriormente para a Casa Lar São José. Encerrando as arrecadações, os estudantes recolheram brinquedos, que ficarão na escola e serão utilizados em promoções como festa junina e demais atividades.
As organizadoras ressaltaram que outras provas também foram realizadas diretamente com os alunos, como a confecção de abóboras decoradas, sendo um dos símbolos do haloween, vestir-se com roupas pretas, entre outras. Toda esta movimentação da semana culminou no sábado, com um desfile de fantasias e a festa de encerramento.
Cultura brasileira
Nesta sexta-feira deixou-se a cultura estrangeira de lado e o evento resgatou a cultura brasileira, através dos alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura.
De acordo com a professora Miriam Ohlweiler, o projeto tem por objetivo fazer com que os alunos se aproximem mais da poesia lírica, como era no passado, conhecer os autores brasileiros, as músicas, as peças. Eles apresentaram textos de Vinícius de Moraes, Carlos Drumond, Cecília Meirelles, entre outros. As apresentações duraram o dia todo, com diversas sessões para que todas as turmas pudessem assistir.
Contação de histórias
Enquanto os maiores concentravam-se nas apresentações, na biblioteca da Escola Paulo Schieffler estavam reunidos os alunos do ensino fundamental e séries iniciais, que participaram durante o dia de contação de histórias.
“Conseguimos durante estas atividades mencionadas, envolver praticamente todas as séries desde o fundamental até o ensino médio. Nosso objetivo é fazer os jovens interagirem com várias culturas e também entre eles, conhecendo os colegas de outras turmas, confraternizando e promovendo ações sociais, para que possamos formar cidadãos cada vez mais responsáveis”, declarou o diretor da escola, Renato Vogel.
Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37