Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Santa Catarina Alfabetizada é uma iniciativa do Governo do Estado e mobiliza todas as regiões
A Secretaria Regional de Caçador reuniu nesta sexta-feira (4) professores, diretores de escolas e autoridades municipais para apresentar o programa “Santa Catarina Alfabetizada – Trabalhando pelo fim do analfabetismo”, que tem por objetivo reduzir drasticamente o número de analfabetos na região até o final de 2012. O programa faz parte do “Brasil Alfabetizado”, instituído pelo MEC, com a parceria da Secretaria de Estado da Educação em Santa Catarina.
O encontro contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Comazzetto, do prefeito de Caçador, Imar Rocha, do vereador e professor Marcos Creminário e da gerente de Educação da SDR, Ruth Goulart.
“Reunimos hoje profissionais que atuam diretamente com os cidadãos e todos irão nos auxiliar nesta trabalho de encontrar as pessoas que não tiveram oportunidade de se alfabetizar. Temos números elevados mesmo assim somos o segundo Estado com menor índice de analfabetismo. Mas não é por isso que iremos ficar parados. Vamos buscar a erradicação deste problema”, destacou Ruth.
Para o prefeito Imar, este trabalho iniciado é fundamental para a região de Caçador, que possui uma série de problemas e entre eles o analfabetismo, que gera em sua opinião, a falta de mão de obra qualificada nas empresas. “Temos que erradicar o analfabetismo e coloco a Prefeitura através da Secretaria da Educação a disposição para ser parceira nestas ações”.
O secretário regional Beto Comazzetto avalia que Santa Catarina já avançou bastante na luta contra este problema, mas que muito ainda está por se fazer. “Sempre digo nos encontros da educação, que o ser humano possui ao longo da vida vitórias e derrotas, no entanto, o conhecimento adquirido nunca se perde, é o maior patrimônio de uma pessoa. Sei que é um processo lento a erradicação, mas se analisarmos os número propostos pelo Governo do Estado, vamos observar que trata-se de um programa arrojado. Para que isso funcione precisamos da ajuda de todos e no futuro iremos colher belos frutos deste trabalho”, completa.
A região da Secretaria Regional de Caçador, abrangendo ainda Rio das Antas, Lebon Régis, Calmon, Matos Costa, Macieira e Timbó Grande, possui atualmente de acordo com o levantamento do Santa Catarina Alfabetizada, 5.506 analfabetos. A meta é alfabetizar 840 pessoas até o final de 2012 e assim continuar nos anos seguintes.
Confira os dados por município em número de analfabetos
Caçador – 3137
Calmon – 265
Lebon Régis – 1003
Macieira – 134
Matos Costa – 218
Rio das Antas – 281
Timbó Grande - 468
07/02/2013 - 20:27 | calmonense
Que bom que os coordenadores e gestores estão em busca de erradicar o analfabetismo, parabénssucesso a vocês....
Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37