Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Assunto foi debatido durante sessão sesta segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores de Caçador. Falta de profissionais seria o principal motivo
A deficiência no atendimento dos Centros de Atendimento Psicossocial de Caçador (CAPS II e CAPSad) foi abordada pelos Vereadores Alcedir Ferlin (Lilo) e Cleony Figur durante sessão da Câmara Municipal de Caçador, nesta segunda-feira (17).
Lilo destacou que nos últimos dias tem recebido reclamações de pessoas que precisam destes serviços, ligam para estes locais e não estão sendo atendidas. Para ele, a preocupação é maior porque mais de uma centena de pacientes buscam tratamento nestes CAPS. “O que vemos é uma deficiência estrutural e que compromete o funcionamento do serviço, especialmente a falta de profissionais para atender a população”, disse, ressaltando ainda que na tarde desta segunda-feira tentou, por cinco vezes, o contato por telefone com estes Centros, mas as ligações não foram atendidas.
O vereador frisou ainda que os CAPS recebem verba federal e devem ser mantidos em funcionamento regularmente. “Pedimos para que o líder do prefeito, Moacir D’Agostini, leve nossa preocupação ao prefeito e aos secretário municipal da Saúde afim de revolver esta situação o mais breve possível”, afirmou.
A vereadora Cleony Figur completou dizendo que cerca de 300 pessoas estão cadastras em cada CAPS no Município, sendo que estes oferecem serviços essenciais e que não podem sofrer interrupções. Segundo ela, o grande desafio do Gestor Público Municipal será reordenar estes Centros, os quais já foram referência no Estado de Santa Catarina. “Trabalhei por alguns anos junto a Casa de Passagem e conheço a realidade precária dos dois CAPS. Infelizmente o trabalho encontra-se desordenado e precisa de uma restruturação urgente”, finalizou.
Reunião debaterá alteração ou criação de nova linha
Por iniciativa da vereadora Cleony Figur, será realizada na tarde desta quarta-feira (19), a partir das 13h30, na Câmara Municipal, uma reunião que visa discutir a possibilidade de alterar ou criar uma nova linha de transporte coletivo no Município para atender as pessoas que necessitam deslocar-se até a APAE, APAS, CAPAS ad e CAPS II.
O tema já foi pauta de indicação de Cleony ao Executivo durante a primeira sessão ordinária do ano, no dia 6 de fevereiro. Agora, o objetivo é reunir as partes interessadas de modo a proceder os encaminhamentos necessários visando êxito na solicitação.
Para a reunião, foram convidamos os representantes da APAE, APAS, Secretaria Municipal da Saúde, além do IPPUC e da Empresa Auto Coletivo Caçador.
Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37