Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Além da presença da comunidade e de representantes de diversas entidades, o prefeito Saulo Sperotto também participou da sessão
Sessão inaugural realizada na tarde quarta-feira (1°) marcou o início do processo legislativo na Câmara Municipal de Caçador. Além da presença da comunidade e representantes da sociedade civil organizada, o prefeito Saulo Sperotto deixou mensagem aos vereadores e apresentou o plano de ações para o decorrer deste ano.
O presidente Rubiano Schmitz abriu os trabalhos agradecendo a presença dos visitantes e enaltecendo que a sessão inaugural, apesar de não apresentar proposições dos vereadores, é uma formalidade prevista em lei e que abre oficialmente as ações legislativas. Frisou ainda que já há em pauta para as duas primeiras sessões ordinárias do ano, que serão realizadas nas próximas segunda e terça-feira (6 e 7), várias matérias patrocinadas pelos vereadores.
Ele destacou ainda que a Câmara pretende ser parceiro do Executivo, mas sem perder a sua independência e o seu papel de fiscalizar. “O senhor será bastante cobrado, prefeito, seja através dos pedidos feitos pela população e que serão apresentados na Câmara, ou através da fiscalização dos senhores vereadores, já que está é uma das atribuições desta Casa”, ressaltou, referindo-se ao prefeito Saulo Sperotto.
A vereadora Cleony Figur informou que os vereadores têm debatido vários assuntos referentes ao Município durante as últimas semanas, traçando estratégias, enquanto Poder Legislativo, para dar resposta aos questionamentos da população. “Estamos acompanhando a situação complicada que se encontra a prefeitura e sabemos que a atual administração precisa de um tempo para se adequar e buscar a resolutividade. No entanto, vemos que já há metas e prioridades definidas para buscar melhorias nos setores carentes. Enquanto legisladores, estamos comprometidos em efetuar um trabalho sério e voltado à nossa população”, frisou.
O vereador Moacir D´Agostini também disse acreditar no trabalho da atual administração, cumprindo com aquilo que foi enaltecido na campanha eleitoral: cuidar das pessoas, começando pelos serviços básicos. “Um dos pontos são as estradas do interior, muito debatido nesta casa na Legislatura passada. Vemos que obras emergenciais já estão acontecendo e são essenciais para o escoamento dos produtos agrícolas. Acredito que no que depender desta Casa, todos os vereadores estão dispostos a fazer o seu melhor para auxiliar o Município”, completou.
Presente na sessão, o Secretário Executivo da ADR, Imar Rocha destacou que o governo do Estado continuará sendo parceiro nas ações que visem o desenvolvimento de Caçador.
Prefeito deixa mensagem e divulga metas
O prefeito Saulo Sperotto desejou sucesso aos vereadores da Legislatura, frisando que “considera a Câmara de Vereadores o mais democrático dos poderes, o mais próximo ao cidadão, verdadeira caixa de ressonância dos interesses do povo”.
Saulo afirmou ainda que para os primeiros 90 dias de mandato, estabeleceu como meta normalizar todos os serviços básicos do município. Disse que já promoveu mudança no horário de funcionamento das creches, que passam a funcionar das 06h30 às 18h. Do mesmo modo, na área de infraestrutura, deu início a uma Operação Tapa-Buracos emergencial, juntamente com serviços de limpeza, manutenção e pintura de ruas.
“Já conseguimos garantir também o material pedagógico e a merenda para as escolas e creches da rede municipal de ensino, mesmo com os fornecedores estando com diversos atrasos de pagamentos oriundos da gestão anterior. Pretendemos ainda concluir e inaugurar duas novas creches, a do Alto Bonito e a do Nossa Senhora Salete até a metade do ano”, frisou.
O prefeito ressaltou ainda que em caixa, ao menos até abril, a prefeitura terá pouco mais de R$ 1,9 milhão disponíveis. Segundo ele, isso é um saldo pequeno e por este motivo segurou a nomeação e a contratação em diversas áreas.
“Por fim, temos um problema muito sério para resolver na questão do abastecimento de água e saneamento. O contrato com dispensa de licitação realizado nos últimos meses da gestão passada com a Casan foi declarado ilegal pela Justiça. Afinal, havia um processo licitatório em andamento. É uma questão bastante complexa e delicada, que ao fim se resolverá mesmo no Judiciário. Esperamos sinceramente termos uma solução para este problema em até 60 dias”, completou.
Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37