Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O objetivo é popularizar o entendimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede existente no município
Um grupo de voluntários de Caçador realizou nesta quarta-feira (25) a apresentação para a imprensa do projeto de divulgação e conscientização do Sistema de Saúde de Caçador e Região. O grupo de trabalho que está desenvolvendo o projeto é composto pelos voluntários: Gilberto Gonçalves, Leonires Gonçalves, Nádia Rusalen, Tania Bleichvel, Clayton Zanella, Lire Tesser e Gerson Witte.
O objetivo do projeto é popularizar o entendimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede existente no Município, com informações sobre funcionamento da rede de postos de Saúde, do Pronto Atendimento (PA), com quantidade, localização, estruturas e especialidade de cada um – além do funcionamento do Hospital Maicé e mudanças propostas no atendimento. “Em apenas em um dia, tivemos três situações na minha empresa, que precisaram de atendimento no hospital; e os três não souberam aonde procurar informações. Mediante tudo isso, em reunião com um grupo lançamos a ideia e divulgação desse projeto: trabalhando a conscientização das pessoas”, explica Gilberto Gonçalves, salientando que a ação decorre de vivências e informações recebidas sobre os gastos e investimentos na saúde municipal e também em virtude da demanda de atendimento registrada pela Hospital Maicé.
A proposta foi inicialmente apresentada ao prefeito Beto Comazzetto; ao vereador Valmor de Paula; representantes do Conselho Consultivo do Hospital Maicé e gestores da unidade; do Conselho Municipal da Saúde; além das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social; e a gerência de Saúde da ADR.
A divulgação dos dados será feita via campanha de marketing ampliada, campanhas de conscientização, palestras, visitas, encontros, reuniões, entre outros. “Os dados serão repassados às escolas da rede pública e particular, Universidade, igrejas, empresas, Instituto Federal, integrantes do Sistema S, grupos da terceira idade e das mulheres, comunidades rurais, e clubes de serviços”, informa.
Todo o trabalho de esclarecimento deverá ser efetuado nos próximos 30 dias ao grupo de divulgação formado por lideranças voluntárias apoiados por instituições, Secretarias Municipais relacionadas, Câmara Municipal de Caçador, CRAS, agentes de saúde, bombeiros, RH das empresas, clubes de serviços, entidades de classe, e sindicatos. “Finalmente, será elaborada uma cartilha com os principais tópicos - em linguagem simples - sobre quando procurar o posto de saúde, o pronto atendimento e quando recorrer ao hospital. A proposta é de produzir um material único, a ser distribuído à comunidade. Não viemos defender posto, nem hospital, e sim divulgar a importância do Sistema de Saúde e como fazer um bom uso”, completa.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43