Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Matéria foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (2) e prevê a realização do evento anualmente na última semana de outubro
A Câmara Municipal de Caçador aprovou na noite desta segunda-feira (2) o projeto de lei nº 017/2016 que institui oficialmente a Semana do Contestado no município, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de outubro. A proposta visa resgatar o orgulho do povo caboclo, com a realização de atividades culturais e artísticas, celebrações religiosas, painéis de debates, entre outras ações, a exemplo do que aconteceu em 2015.
Outro objetivo da proposta é engajar todas as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, juntamente com as mais diversas entidades locais, englobando o máximo de participantes
A organização e orientação da Semana do Contestado será de responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura, juntamente com a mesa diretora da Câmara, mediante a constituição de Comissão Central Organizadora. Já as despesas decorrentes das festividades ficarão a cargo da administração municipal.
Para o presidente do Legislativo, Ricardo Pelegrinello, a proposta da Semana do Contestado se justifica a partir da relevância do movimento histórico do Contestado ocorrido há cem anos, tendo em vista a sua atualidade e presença nos ritos, símbolos e cultura do povo de nossa região. Além disso, os caçadorenses já deram o respaldo positivo nas várias atividades desenvolvidas em setembro do ano passado.
“A comunidade vivenciou um pouco da sua História - com mais intensidade - durante a Semana do Contestado, realizada em setembro de 2015. A proposta que nasceu dentro dessa Casa Legislativa, ganhou respaldo por meio da aprovação de todos os vereadores, e aos poucos novos parceiros apostaram na ideia”, disse Ricardo, ao fazer uso da palavra livre.
O presidente aproveitou para agradecer as entidades envolvidas nas atividades do ano passado, convidando a todos para consolidar esse sucesso, oferecendo uma vasta programação nesse e nos próximos anos tanto em Caçador quanto na região. “Inclusive, faço um pedido especial aos vereadores que estiverem na próxima legislatura para que não deixem esta chama apagar. A história do Contestado precisa se manter viva e ecoar para as novas gerações, para isso necessário é que façamos a nossa parte, não deixando no esquecimento a bravura do povo caboclo”, finalizou.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão