Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ÁREAS DE RISCO

Defesa Civil de Caçador e Caritas do Brasil realizam treinamento

Coordenador do projeto, padre João Casara, explica que o objetivo é capacitar o olhar e a percepção das realidades de risco em cada região

28/03/2016 às 11:46

Imprimir

A Defesa Civil de Caçador participou na semana passada da visita de um grupo da Caritas do Brasil até o loteamento Monge João Maria, bairro Bom Sucesso, fazendo parte do Curso de Capacitação em Gestão de Risco e Emergências, desenvolvido em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas.
Um dos coordenadores do projeto, padre João Casara, explica que o objetivo é capacitar o olhar e a percepção das realidades de risco em cada região, e que no loteamento Monge João Maria a realidade apresenta diversas vulnerabilidades que potencializam os riscos que a comunidade enfrenta.
“Nós como cidadãos, como entidade e o poder público representado aqui pela Defesa Civil de Caçador, temos a responsabilidade de cuidar e poder dar uma resposta mais técnica e imediata em realidades de desastres, seja um vendaval, granizo, enxurradas e outros. Buscamos fazer um levantamento completo com as famílias, descobrindo onde residem os idosos, os acamados, as gestantes, e tudo isso é importante saber no momento de um desastre”, comenta.
O diretor da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto, relata que o loteamento em questão é uma área onde ocorrem ventos e enxurradas, e que Caçador é uma das três cidades catarinenses contempladas com este projeto.
“Estamos levando ao conhecimento da população em geral as situações de risco encontradas a respeito de moradias, vulnerabilidade social de famílias, principalmente estas que vivem em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul enviou à Caçador quatro instrutores para auxiliar e demonstrar para as cerca de 60 pessoas envolvidas no curso a realidade das famílias e os riscos a que estão expostas. Visitas de casa em casa foram feitas para observar in loco e depois na parte teórica irão apresentar o que se pode fazer e trabalhar nestas áreas”, completa Bisotto. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR