Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Leque de Sons é uma banda formada por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caçador. Criada pelo professor Mailson Ricardo, a ideia é que os alunos aprendam os instrumentos e também a dinâmica do trabalho em equipe. “A ideia surgiu porque quando eu entrei na Apae e conheci todos esses alunos eu vi que eles tinham uma capacidade enorme, só faltava ter um trabalho em equipe. E foi uma coisa que fluiu”, comenta Mailson.
Formada no início de 2011, o repertório conta com cinco músicas de gêneros diversos. “O projeto fluiu, porém de uma maneira diferenciada. Ano passado aprendemos apenas duas músicas, desde 2011, temos cinco músicas em nosso repertório, é um processo bem demorado”, explica.
Do grupo, fazem parte alunos com idades e limitações variadas, conforme o professor, a maioria possui deficiência intelectual moderada.
De acordo com Mailson, a banda Leque de Sons não trabalha apenas um estilo ou gênero. “Eu procuro músicas que tragam alguma reflexão com a letra, acredito que eles têm que tirar um proveito da música, não apenas tocá-la”, afirma.
Para o professor, o mais gratificante em trabalhar música com alunos especiais é a persistência que eles têm em tentar aprender. “Diferente da gente, que sabe as nossas limitações e desiste facilmente, eles têm ingenuidade, inocência, e se eu falo que eles vão conseguir, eles persistem e acreditam. Mesmo que demore, eles continuam lá tentando”, conta.
Os alunos chegam para Mailson sem nenhum conhecimento sobre os instrumentos e vão demonstrando suas aptidões no decorrer das aulas. “Conforme eu vejo que eles vão se identificando, eu vou mudando eles de instrumentos durante os ensaios”.
O trabalho com a música melhora muitos aspectos nos alunos, principalmente, a memória, atenção, trabalho em equipe e socialização. “Eleva a autoestima desses alunos, pois muitos deles não recebem tanta valorização em casa, e com a banda eles recebem todo esse carinho e atenção das pessoas que os assistem”, comenta.
Segundo o professor, já houve casos em que o trabalho com a música melhorou até mesmo a hiperatividade e socialização do aluno. “Eu dou bastante autonomia pra eles, pra deixar eles tomarem atitude”.
A Banda Leque de Sons já realizou diversas apresentações no município e também em eventos da própria Apae. “Ja fizemos apresentações nos Bombeiros Voluntários, Hospital Maicé, Casa Lar dos Idosos, Radio Caçanjurê, Câmara de Vereadores, Auditório da Uniarp, Contábil Bertotto e aqui na escola. Na verdade, nós ficamos à mercê de convites, chamou, eles vão”, afirma o professor.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão