Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

EM CAÇADOR

Procon comemora Dia do Consumidor com lançamento de programa

No ano de 2015 foram registrados 4616 atendimentos no Procon, sendo que 29,34 % são financeiros, 42,18 %, serviços essenciais e 16,52 %, produtos

15/03/2016 às 00:46

Imprimir

O Procon de Caçador cumprimenta a todos os consumidores pela passagem do seu dia. Hoje 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Data essa criada depois que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, encaminhou, em 15 de março de 1962, ao Congresso Nacional Americano, mensagem reconhecendo os direitos dos consumidores, relativos à livre escolha de produtos e serviços, segurança destes, informação sobre eles e a ser ouvidos pelos fornecedores, pela Justiça e pela Polícia.

De acordo com o diretor Carlos Alberto Pegoraro, o Procon de Caçador está integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). No ano de 2015 foram registrados 4616 atendimentos no Procon, sendo que 29,34 % são financeiros, 42,18 %, serviços essenciais e 16,52 %, produtos.

Dos 4616 atendimentos, houve o arquivamento de 3.902 representando um percentual de 85,36% como resolvidos. Das 652 reclamações, 586 foram arquivadas com solução posterior, representando um percentual de 88,25% resolvidas. Portanto, entre atendimento e reclamações obtém-se uma resolutividade de 97% dos atendimentos registrados no Procon de Caçador, no ano de 2015.

Procon nas Escolas

Para comemorar o dia 15 de março, Pegoraro salienta que o Procon de Caçador através de seus conselheiros e a Secretaria Municipal de Educação, lançam o programa “Procon nas Escolas”, ofertando uma educação para consumo consciente desde a juventude. A intenção é atingir em um primeiro momento as instituições de ensino e depois seguir para entidades de classe.

Contato com o Procon

O Procon de Caçador está localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 33, sala 01. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 13h às 19h. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3567-2309, 3563-1097 e “151”.

Confira mais dicas do Procon para o seu dia a dia

Ao decidirmos em adquirir produto ou serviço, precisamos analisar a necessidade da aquisição, estudar as propostas apresentadas, através das ofertas, pesquisa de preço, qualidade, formas de pagamento. No pagamento à vista muitas vezes conseguimos um desconto, o que no pagamento a prazo acarreta encargos financeiros (juros). Os juros devem estar especificados no ato da venda, para que o consumidor possa avaliar a melhor condição entre a compra a vista ou aprazo, naquele momento. Salientando que hoje os juros ainda estão em alta e a melhor forma ainda é tentar poupar, ou que a compra seja feita com menor número de parcela.

O acesso a internet facilitou a aquisição de bens e serviços sem precisar sair de casa, mas, leva muitas vezes o consumo por impulso, pelas condições apresentadas, pois com apenas o acesso na página da empresa e o pagamento via boleto bancário ou através de cartão de crédito, a venda se concretiza, e o produto é entregue ao consumidor, em sua residência, o que torna prática a aquisição do que se busca.

O Procon orienta ainda os consumidores a tomarem cuidado com os contratos das empresas telefônicas, uma vez que o desconto ofertado às vezes pode durar por alguns meses e depois retorna ao preço do plano contratado.

Outro alerta é com relação aos contratos de empréstimos consignados, sendo o crédito de fácil contratação, mas a orientação é de que devemos ter mais cautela, uma vez que não pode comprometer as despesas mensais de mercado, farmácias, despesas essas necessárias.

Orienta-se ainda o consumidor na hora da compra exigir a via da nota fiscal, a qual vai ampará-lo para pleitear os seus direitos quando necessário, inclusive solicitar do fornecedor o preenchimento do termo de garantia, e nos casos de financiamento que seja fornecido a via do contrato firmado. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR