Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Assim como as demais engenharias, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária segue a tendência, ganhando cada vez mais espaço no país, com um mercado de trabalho aquecido. Este é mais um curso da UNIARP com inscrições abertas no Vestibular de Verão.
O curso é voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto.
O mercado está bastante aquecido para o engenheiro sanitário e ambiental. O Governo Federal começa a investir em obras de saneamento no país e as empresas que executam os trabalhos têm grande demanda pelo profissional da área.
O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, pode vir a ampliar as possibilidades para o graduado. O especialista em tratamento de efluentes industriais pode ter boa chance de colocação. “Nos últimos seis meses, o MEC e o CONFEA abriram a cadeira de sanitária junto com ambiental. Isso ampliou as oportunidades para o profissional. Temos também visto nos concursos públicos a grande procura por profissionais com atribuições na área ambiental e sanitária”, explica o coordenador do curso, professor Luiz Augusto Grando Padilha.
Onde atuar
Bioprocessos e biotecnologia: Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente. Criar mecanismos para diminuir ou suprimir os impactos ambientais na produção industrial.
Controle de poluição: Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.
Planejamento e gestão ambiental: Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos.
Recuperação de áreas: Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.
Recursos hídricos: Racionalizar a exploração de rios e reservatórios, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.
Saneamento: Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar sistemas de drenagem para prevenir enchentes.
Curso de Agronomia da UNIARP é único na região
Para as pessoas com maior aptidão para o trabalho agrícola, curiosidade pelo processo de cultivo, envolvimento com as tecnologias de produção no campo, a UNIARP oferece o curso de Agronomia, único na região.
O curso de Agronomia tem como objetivo formar profissionais com capacidade de atuar no processo produtivo de alimentos e matérias primas, de modo sustentável, para permitir o contínuo avanço sócio-econômico dos setores envolvidos.
A implantação deste curso veio atender o princípio de oferecer ensino superior objetivando a formação de profissionais de alta qualidade na área tecnológica da agronomia, pois, o corpo docente é um dos mais qualificados do Estado e do Sul do Brasil. Grande parte deles possui mestrado e doutorado no país ou no exterior, obtidos em centros de excelência, e trabalham em modernas instalações destinadas à pesquisas.
“O curso de Agronomia tem surpreendido. A qualidade dos profissionais que estão sendo formados na UNIARP é um diferencial importante. Além de toda a atribuição do profissional, o curso oferece a disciplina de silvicultura, ampliando o campo de trabalho, já que nossa região é um importante pólo madeireiro”, destaca o coordenador do curso, professor Luiz Augusto Grando Padilha.
Vestibular
O vestibular de Verão UNIARP/ACAFE está com inscrições abertas até dia 17 de outubro. A prova do vestibular será realizada dia 27 de novembro das 13 horas às 18 horas. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.uniarp.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 58,00.
Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37