Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Com o objetivo de reconhecer os profissionais que se dedicam à educação caçadorense, a Câmara Municipal de Caçador entregou, na noite desta quinta-feira (13), o Prêmio “Educador Nota 10”. A honraria foi entregue a 35 professores, representantes das escolas municipais, estaduais e particulares do nosso município por maior tempo de atuação em cada unidade, no ensino Fundamental e Médio.
A solenidade lotou o Plenário Osvaldo José Gomez, que contou com a presença de familiares, amigos, e autoridades locais.
A sessão solene foi conduzida pela presidente da Casa, Sirley Ceccatto, e, além dos demais vereadores, contou com a presença do prefeito Imar Rocha e do secretário de desenvolvimento regional de Caçador, Gilberto Amaro Comazzetto.
Cada homenageado recebeu das mãos dos vereadores um “boton” criado por Gerson Witte, um livro e uma caneta personalizada com o nome do professor, além de um livro confeccionado pela Câmara com a trajetória de todos os Educadores Nota 10 deste ano.
Ao presidir a sessão, a presidente Sirley Ceccatto fez questão de enaltecer que a referida comenda é dedicada àquele que está definitivamente comprometido com a sociedade de amanhã, que através do ensinar, também aprende junto ao aluno.
“Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Eles não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Esses "amantes da sabedoria" fazem fluir o saber, constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade, e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos”, ressaltou a presidente.
Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Promoção Social, e um dos autores da proposição, o vereador Marcos Creminácio, lembrou que o Prêmio nasceu no ano passado, em projeto de sua autoria, do vereador Alcedir Ferlin e do vereador Darci Ribeiro. Segundo ele, o objetivo foi valorizar e tornar público o reconhecimento a um dos principais, senão o principal agente da construção do conhecimento em nosso país: o professor.
“Tenho muito orgulho de poder ter dado início a esta premiação, junto com meus colegas. O Educador Nota 10 reflete esta minha crença e reflete boa parte da minha luta. É significante que o prêmio tenha sido aprovado por unanimidade nesta Casa, o que mostra que meus colegas legisladores também têm clara a dimensão da importância que a educação e, principalmente, os educadores, merecem um reconhecimento de seu trabalho da parte da sociedade”, ressaltou.
O secretário regional Beto Comazzetto destacou em seu discurso que os vereadores, ao fazerem a lei, atingiram o seu objetivo, destacando ainda a importância dessa homenagem em vida.
Lembrou ainda que quando o ex-governador Luiz Henrique da Silveira assumiu o estado, em 2003, colocou em seu plano a reforma, ampliação e construção de novas escolas. “Iniciamos este trabalho de forma forte e, em nossa regional, 80% do orçamento é destinado para a educação”, frisou, salientando também que o governado Raimundo Colombo tem cobrado investimentos neste setor. “O futuro de qualquer país passa pela educação e por isso temos que valorizá-la”, completou.
O prefeito Imar Rocha relembrou sua trajetória como professor e a importância deste profissional como um disseminador do conhecimento, principalmente estimulando seus alunos à leitura.
“Se o professor conseguir incutir a necessidade da leitura nos seus alunos, estará fazendo o maior bem para uma pessoa. É ele que se dedica, deixa sua casa para transmitir o conhecimento, para lapidar pessoas. Tem a sensibilidade para fazer com que as nossas crianças tenham uma vida melhor com o conhecimento. É justa esta homenagem”, ressaltou.
“Ao educador cabe a missão maior de ensinar e aprender”
Falando em nome de todos os homenageados, a professora Eliane Cavalheiro Cachinski, da Escola Municipal de Educação Básica Henrique Júlio Berger, destacou a importância do professor na formação do educando e a sua missão de disseminar o conhecimento e, ao mesmo tempo, ser um aprendiz.
“Ao educador cabe a missão maior de ensinar e aprender. Ensinar seus alunos e aprender com eles, amando-os e respeitando-os dentro de suas condições, capacidades e competências. Educar é preparar para a vida em sociedade, é semear com sabedoria e colher com paciência, onde no final se almeja a construção do cidadão para um mundo melhor”, afirmou.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43