Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Lideranças comunitárias, autoridades locais e representantes de entidades locais relacionadas à mulher participaram do evento promovido na Câmara
A história de algumas mulheres, exemplos de atitude, luta, coragem, enfrentamento foi contada na noite de sexta-feira (27), na Câmara de Caçador. Autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de entidades municipais assistiram a palestra “Mulheres solidárias: uma história de lideranças para contestar a violência”, de Rita Peixe, professora no IFSC, câmpus de Itajaí.
A palestra foi resultado dos estudos de Rita Peixe sobre o Contestado, que resultaram na sua tese de doutorado: Imagens que reconstroem história: alegoria e narratividade visual da Guerra Sertaneja do Contestado, defendida na UFRGS. Dentre as personalidades destacadas por ela estão: Anita Garibaldi, a ‘heroína dos dois mundos’, que lutou na Revolução Farroupilha; Francisca Roberta, popular Chica Pelega; Teodora Alves; e Maria Rosa, que lutou à frente dos exércitos e comandou as tropas.
“Nesse mês são potencializadas as ações e reflexões relacionadas à igualdade de gêneros, em especial no Dia 25 de novembro quando comemora-se o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. E com o intuito de estimular cada vez mais o respeito com a mulher, essa Casa Legislativa une forças e promove a palestra “Mulheres solidárias: uma história de lideranças para contestar a violência”, da professora, Dra. Rita Inês Petrykowski Peixe”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pelegrinello.
A iniciativa tem o apoio da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher em Caçador, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CONDIM e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de SC - MMTU/SC. Participaram do evento ainda, padre Pedro Baldissera, deputado estadual; secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro, a vereadora Glaci Pereira, representantes da UAMC, BPW, FMC, AMAR, Rede Feminina, além de estudantes do Irmão Léo, entre outras lideranças.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão