Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Projeto visa mobilizar e conscientizar a população caçadorense sobre a destinação de lixo eletrônico no Município, para isso serão definidos pontos fixos para coleta destes resíduos
Tudo o que consumimos gera resíduos, e com a tecnologia não é diferente. A cada ano surgem aparelhos mais eficientes e tecnologicamente mais modernos, gerando o chamado lixo eletrônico ou resíduos eletrônicos (e-lixo). Para dar um destino correto a esse material, será lançada – nos próximos dias - Campanha ‘Recicla Caçador’.
A iniciativa ecológica é da Prefeitura de Caçador, através do Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Secretaria de Educação e SENAC – Caçador, com apoio da Câmara Municipal de Caçador.
Conforme a presidente da Fundação, Denise Chiarello, a mobilização que ainda não tem data definida, começa a ser planejada. “Até o momento foram definidos parceiros que servirão como pontos de arrecadação, a exemplo do Fundema, Parque Central José Rossi Adami, todas as escolas da rede municipal de Caçador, CMC e empresas que aderirem ao projeto”, destaca.
Além de preservar o meio ambiente, a destinação correta do lixo eletrônico é questão de saúde pública. Conforme Denise, todo o resíduo será encaminhado à sede do Fundema, de onde será comercializado às empresas da área.
SAÚDE PÚBLICA: É importante salientar que esse material descartado diariamente tem diversos componentes tóxicos, dentre eles o chumbo, mercúrio, e outros. Atitudes simples, como a separação do lixo, podem evitar problemas de saúde como o câncer, envenenamento, doenças nos ossos, rins e pulmões, fígado, danos cerebrais, entre outros.
PONTOS DE COLETA
Fundema – Fundação Municipal de Meio Ambiente;
Parque Central José Rossi Adami;
Escolas da Rede Municipal (todas);
Câmara Municipal de Caçador;
Empresas parcerias (lista a ser divulgada).
Conheça tipos de ‘e-lixo’
Aparelhos telefônicos, celulares, computadores - CPU´s, monitores, mouses, placas, processadores, pentes de memórias, discos rígidos (HD’s), conectores, teclados, drives, caixas de som -, televisores, Cd´s, entre outros são exemplos de lixo eletrônico. Resíduos estes, também conhecidos como e-lixo.
Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43Calorão e risco de temporais marcam início da semana em SC
16/11/2024 - 11:48