Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
No dia 10 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992. Não existe um conceito que represente o termo saúde mental, sendo que tal condição está interligada a fatores culturais, sociais e particulares.
As Unidades de Saúde, o ambulatório de Saúde Mental e os Caps (Caps II e Caps AD), que fazem parte da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçador, possuem atendimentos iniciais e tratamento de saúde mental. Depois do primeiro contato com as equipes interdisciplinares, o paciente recebe o atendimento, sendo encaminhado ao local ideal para o caso.
Portadores de doenças mentais, das mais leves as mais graves estão presentes em todos os âmbitos, e os demais cidadãos devem aceitar e integrar estas pessoas na sociedade. O tabu em torno deste assunto deve ser banido, afinal todos os seres humanos possuem limitações.
“Precisamos perceber que a saúde mental não esta separada da saúde geral do ser humano. Quando falamos de saúde mental precisamos igualmente nos remeter a atividades físicas, alimentação adequada, sono reparador, autoestima e, especialmente, vínculos afetivos. Quando temos alguma dificuldade ou problema relacionado ao nosso bem-estar mental, ou saúde mental, podemos e devemos atentar e buscar soluções da mesma forma como nos preocupamos com um corte, um arranhão ou mesmo uma queda brusca”, comentou a psicóloga do CAPS II, Carla Siqueira de Santana.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão