Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Profissionais da Assistência Social, Judiciário, Conselho Tutelar e demais órgãos atuantes na área, estiveram nesta quinta-feira (24) no auditório da Uniarp para palestra alusiva ao Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, ministrada pelo cientista social e antropólogo Ed Sêda. O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Caçador através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O palestrante Ed Sêda comenta que o convite da Prefeitura de Caçador através da Assistência Social foi para que viesse ao município falar sobre a organização do sistema municipal para enfrentar a violência contra a criança e o adolescente. “Falamos de como o município a partir do que está nas leis, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição do Brasil, deve se organizar para prestar os serviços necessários para evitar estes abusos principalmente sexuais contra crianças e adolescentes. E esta é uma questão universal, mesmo os países mais desenvolvidos do mundo tem problemas com violência e abusos sexuais, e aqui no Brasil os municípios tem se organizado muito para enfrentar tudo isso e o país vem evoluindo, não deixando mais oculto este assunto que é de extrema importância”.
A secretária de Assistência Social de Caçador, Beatriz Ribeiro dos Santos, fez uma avaliação de mais este encontro voltado a área da infância e juventude. “Tivemos um evento positivo com a presença de muitos profissionais ligados a área envolvendo a Assistência Social, Saúde, Educação, entre outros, e todos trabalhando em prol deste assunto que neste dia 24 de setembro celebra-se no Estado o dia de combate a exploração sexual infanto-juvenil. Mas devemos deixar o recado para a sociedade, de que esta é apenas uma data alusiva, pois todos os dias estamos atuando para combater esta violência. A presença de um palestrante de renome faz também com que possamos avaliar os trabalhos desenvolvidos em Caçador. Observamos que estamos no caminho certo mas que podemos fazer mais, sem medir esforços. Esta luta é de todos”, disse a secretária.
O prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, disse que é um dia para se refletir e para os profissionais dos órgãos envolvidos nesta área absorverem informações com um grande palestrante a cerca do combate aos abusos contra crianças e adolescentes, envolvendo as esferas da educação, assistência, Ministério Público, Judiciário, entidades e associações. “É um evento importante em função dos casos de abusos já cometidos, e o que nos deixa perplexos é justamente nos dias atuais ainda existir tanta violência contra crianças e adolescentes. Temos que massificar as informações e a atuação. Por isso enfatizo a importância da presença do Ministério Público e da Justiça em conjunto com o Poder Público e a sociedade para atuarmos neste combate. Não tenho dúvida que estamos fortalecendo as ações para cuidarmos das nossas crianças e jovens, que são o futuro da nossa cidade, do Estado e do País”, define o prefeito.
Presentes também estiveram o juiz de Direito, Dr. André Milani; as promotoras de Justiça, Roberta Seitensuss e Luiza Czuardi Niencheski; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Marizete Iaczinski; secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves; gerente regional de Educação, Dirlei Heller; diretora do Creas, Arlete Torrezan; e a representante da Comissão pelo Fim da Exploração Sexual Infanto-Juvenil, Solange Campos.
Além dos organizadores citados, o evento recebe o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), UNIARP, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão