Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Autor apresenta livro em formato de gibi que retrata a história de um dos maiores conflitos ocorrido na região do Contestado
Nessa quinta-feira (22), às 19h30 será lançada a obra que retrata em forma de gibi um dos episódios mais violentos do Brasil: “Guerra do Contestado em Quadrinhos”, de Jorge Luiz Bernardi. Durante o evento que acontece no Museu do Contestado será realizada uma sessão de autógrafos e comercialização do livro. A cerimônia faz parte da Semana do Contestado, realizada entre 22 a 27 desse mês, iniciativa da Câmara e Prefeitura de Caçador com apoio de diversas instituições locais.
Os textos e argumentos são do professor e vereador de Curitiba, Jorge Bernardi e de Pancho Saraiva Salinas, e as ilustrações de Antônio Carlos de Oliveira (Anginho Brazil), e colaboraram nas pesquisas Paulo Paiva e Ricardo Gonçalez.
A Guerra do Contestado envolveu cerca de 6 mil homens do exército brasileiro, mais as policiais militares de Santa Catarina e Paraná, fortemente armados com canhões, metralhadores e fuzis além de mercenários contratos por poderosos fazendeiros e empresas multinacionais, contra sertanejos pobres armados apenas com rústicas espingardas, revólveres, espadas e lançada de pau.
Jorge Luiz Bernardi
Jorge Luiz Bernardi é doutorando, mestre e especialista em Gestão Urbana na PUC/PR, é também especialista em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em Ensino à Distância (EAD). Bacharel em Direito (advogado) formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980) e Bacharel em Comunicação Social, habitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Paraná (1978).
Foi coordenador da Escola de Gestão Pública, Política Jurídica da Uninter, e do Curso Superior Tecnológico de Gestão Pública nas modalidades presencial e a distância. Também coordenada o curso de pós-graduação lato sensu, MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, e os Cursos de Extensão em Direito Eleitoral na Prática, Organização de Campanha Política, e Marketing Político e Eleitoral, da Uninter.
Em sua vida acadêmica Bernardi já teve mais de 80 mil alunos em todo o Brasil. É autor dos livros: A Organização Municipal e a Política Urbana (3ª edição); O Processo Legislativo Brasileiro (2ª. Edição), com tiragem de mais de 40 mil exemplares; e coautor do livro Gestão de Serviços Públicos Municipais, com Nelson Brudeki Martins.
Bernardi foi ainda professor da PUC/PR na pós-graduação em Defesa Civil; na faculdade de direito de Francisco Beltrão, na pós-graduação em Direito Municipal; e na Faculdade OPET em Curitiba, em pós-graduação em Gestão Pública.
Publicou e dirigiu por seis anos a revista Vereador, especializada em Direito Municipal e Administração Pública. É Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, ABRACAM. Foi Secretario Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba (2009/10), quando criou as feiras do emprego e da capacitação profissional que possibilitou que milhares de trabalhadores pudessem conseguir um emprego.
Bernardi foi Conselheiro Nacional do Conselho Nacional das Cidades (2004 a 2008) - Membro titular do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade. Membro da Comissão Executiva da 3ª Conferência Nacional das Cidades (2007-08).
Acompanhe nossa programação
22 a 25 – Exibição do filme Terra Cabocla. Local: escolas de Caçador.
22 a 25 – Exposição “Contestado em Cores”, da artista plástica Márcia E. Schüler - Manih. Local: Câmara Municipal de Caçador, das 13h às 19h.
24- Vivência sobre o uso de ervas medicinais na região, com Alésio dos Passos Santos. Local: Assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos, às 8h. E no Salão Paroquial da Igreja Cristo Redentor, Berger, às 14h.
24 – Lançamento do livro “A Guerra do Contestado em Quadrinhos”, com a presença do autor Jorge Luiz Bernardi. Local: Museu do Contestado, às
19h30min.
25 – Sessão Solene com a palestra “100 Anos da Guerra do (no) Contestado: Atos, Fatos e a Repercussão sobre o Território Secular”, com o Dr. Nilson
César Fraga. Local: Câmara Municipal de Caçador, às 19h30min.
26 e 27 – Mateada, apresentações culturais, feira de produtos orgânicos, ervas medicinais e de artesanato. Local: Parque Central José Rossi Adami.
Horário: a partir das 14h.
27 – Missa cabocla e cavalgada. Local: Parque Central José Rossi Adami, às 16h.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão