Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Prefeitura de Caçador através da Comissão Central Organizadora (CCO) da Semana da Pátria, envolvendo o Tiro de Guerra 05/006, Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, entidades, clubes de serviço, empresas e instituições parceiras, promoveram durante dois dias os desfiles cívicos alusivos aos 193 anos da Independência do Brasil. No total aproximadamente 9 mil pessoas acompanharam as cerimônias.
No domingo dia 6 de Setembro o município promoveu o Desfile da Independência no bairro Martello, na presença de aproximadamente 3 mil pessoas, com a participação das instituições de ensino municipais e estaduais situadas no bairro e também de bairros próximos, além de demais entidades, associações, grupos, contanto também com a presença do Tiro de Guerra e dos Bombeiros Voluntários.
Nesta segunda-feira 7 de Setembro foi a vez do Parque Central receber o desfile oficial, com cerca de 6 mil pessoas entre participantes e público que prestigiou. Novamente dezenas de escolas municipais, estaduais e particulares desfilaram, e ainda universidades, entidades, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Tiro de Guerra, grupos de motociclistas, jeep clube, gaiolas, carros antigos, a presença novamente do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União – SC, que compareceu em Caçador com seu destacamento e veículos pesados, e o fechamento da cerimônia com a tradicional chegada da Cavalgada da Independência.
Presente nos atos em Caçador, o deputado estadual Valdir Cobalchini disse que todos os anos o povo brasileiro sai nesta data para os desfiles cívicos comemorando a conquista do Brasil que foi sua independência, e que este sentimento deve ser sempre compartilhado. “Além da independência do nosso País devemos também pensar na conquista da independência dos nossos cidadãos, e isso sem dúvida passa pela educação. Este é meu recado para os pais e filhos presentes, para que desta forma tenhamos sempre uma Caçador, um Estado e um País melhor”.
O presidente da CCO da Semana da Pátria e comandante do Tiro de Guerra, subtenente Sandro Marcos Jacyntho, agradeceu todos que participaram da organização da Semana da Pátria em todos os atos realizados, e declarou que “a Semana da Pátria é o momento para não termos vergonha perante as grandes nações, de dizermos para todos que somos brasileiros com muito orgulho. O civismo, o patriotismo e a cidadania são sentimentos que devem ser semeados a todo instante e que deve permear todos os nossos atos. Devemos aprender desde a mais tenra idade, a cultivar o amor e o respeito aos símbolos nacionais e em especial à Bandeira Nacional. Que este ano, nossa semana da Pátria vá além de sete dias, e que perdure por 365 dias, sempre resistindo aos desafios e nunca desistindo de lutar e amar nosso País”.
O prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, lembrou que a jovem independência brasileira é alicerçada nos pilares da liberdade, da democracia e do estado de direito, servindo de exemplo para toda a América e para o mundo. “Já passamos por muitas crises, dificuldades e desafios. Mas em todas as vezes superamos os problemas, porque além da lição aprendida, o povo brasileiro é maior do que qualquer problema. Esta data, serve para refletirmos sobre o papel de cada um de nós para o bem da nossa Pátria, e o papel do Brasil para mundo, frente aos desafios que surgem. Agradeço desde já todos os cidadãos que de uma forma ou de outra contribuíram para os trabalhos da Semana da Pátria que foi um sucesso, culminando com dois belos desfiles no bairro Martello e Parque Central, com muitos caçadorenses presentes, demonstrando seu sentimento cívico e dando prova mais uma vez do nosso respeito pelo Brasil e nosso Município”.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão