Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Iniciada a contagem regressiva para a realização do maior evento destinado ao resgate da cultura cabocla, promovido pelo Município de Caçador; atividades acontecem entre 22 e 27
A partir dessa terça-feira (1º), a história do Contestado será apresentada diariamente nos mais diversos meios de comunicação do Município que sediará a Semana do Contestado. A programação acontece entre 22 e 27 de setembro em uma iniciativa da Câmara Municipal, através da Comissão de Educação e da Prefeitura de Caçador com o apoio de diversas instituições.
“Queremos trazer à tona a figura do ‘caboclo’ nos dias de hoje; valorizar as nossas raízes e apresentar aos que desconhecem, um pedaço da nossa história. E quem sabe, introduzir no dia-a-dia da nossa comunidade alguns dos fragmentos de um dos maiores movimentos populares e conflitos armados da história do Brasil, mas desconhecido por nossa gente”, explica o presidente da Comissão de Educação, vereador Ricardo Pelegrinello. Também fazem parte da Comissão os vereadores Cleony Figur e Moacir D´Agostini.
AGENDE-SE: Lançamento do filme Terra Cabocla, com a presença dos diretores Márcia Paraíso e Ralf Tambke, e exibição nas escolas de Caçador. Exposição “Contestado em Cores”, da artista plástica Márcia E. Schüler – Manih. Vivência sobre o uso de ervas medicinais da região, com Alésio dos Passos Santos. Lançamento do livro “A Guerra do Contestado em Quadrinhos”, com a presença do autor Jorge Luiz Bernardi. Sessão Solene com a palestra “100 Anos da Guerra do (no) Contestado: Atos, Fatos e a Repercussão sobre o Território Secular”, com o Dr. Nilson César Fraga. Mateada, apresentações culturais, feira de produtos orgânicos, ervas medicinais e de artesanato, missa cabocla e cavalgada.
Divulgação simultânea nas mídias sociais
Além da programação para celebrar os 100 anos do Contestado e resgatar a nossa identidade cultural a Semana do Contestado em Caçador conta com vários parceiros para apresentar a nossa história. A partir dessa terça-feira (1º), jornais impressos, sites, rádio, Twitter, Facebook e sites da Prefeitura e Câmara Municipal estarão na mesma sintonia: na Semana do Contestado.
Entrevistas com os idealizadores do projeto, apoiadores, e pessoas relacionadas à história do Contestado serão veiculadas diariamente através do Minuto do Contestado. A primeira edição conta com a presença da professora de História, Maria Inês Morona Ramos, que explica de forma didática um pouco do que foi o combate e os seus resquícios.
Na segunda parte teremos a atriz e contadora de histórias, Lucinei Paes, contando causos e lendas relacionadas ao Monge João Maria. E por fim, os mandamentos da natureza do projeta serão anunciados pelo ator Ivair Nilton Fusinato - popular Pinduca - junto a interpretação poética do combate.
UNIARP: Os acadêmicos do curso de Jornalismo, também deverão participar do processo, através de material especial relacionado à origem cabocla. Todo o material será disponibilizado no Facebook: Semana do Contestado e no Câmara Municipal de Caçador; via Twitter: @CDRContestado; na Rádio Caçanjurê: no Minuto do Contestado; e nos sites cacador.net; noticiahoje.net; portalcdr.com.br; jornalinforme.com.br; clikfolha.com.br; e dahoraonline.com.
Quer participar da Semana do Contestado?
Faça um vídeo dizendo seu nome, profissão e a seguinte frase: sou da região contestada e tenho orgulho de ser caboclo. Poste no Facebook da Câmara Municipal de Caçador com #SemanaContestado e apareça na sessão solene do dia 25 de setembro.
Realização: Prefeitura e Câmara Municipal de Caçador
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão