Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MEIO AMBIENTE

Campanha E-Lixo vai recolher também pilhas e baterias

Em 2014 foram recolhidas cerca de cinco mil lâmpadas fluorescentes, aproximadamente 400 quilos de pilhas e baterias, e 500 quilos de materiais eletroeletrônicos

08/07/2015 às 11:38

Imprimir

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) da Prefeitura de Caçador visando à coleta seletiva e reciclagem dentro do município reativou no começo do mês a campanha E-Lixo, que consiste no recolhimento e correto destino a materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescente e eletroeletrônicos. São três os pontos de coleta em que a população poderá entregar o material, sendo na Prefeitura, o Parque Central José Rossi Adami e a Fundema. São aceitas pilhas, lâmpadas, baterias e eletroeletrônicos.

Em 2014, o montante recolhido na campanha E-Lixo surpreendeu. Foram cerca de cinco mil lâmpadas fluorescentes, aproximadamente 400 quilos de pilhas e baterias, e 500 quilos de materiais eletroeletrônicos (200 monitores de computadores). No caso das pilhas e baterias usadas, elas são lixo tóxico e podem oferecer grande risco ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente.

As pilhas são compostas de metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e o cádmio, que quando jogados incorretamente em lixões e aterros comuns podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar, podem causar sérios problemas à saúde como câncer e danos ao sistema nervoso central.

O presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, destaca que uma das preocupações da Fundação é oferecer destino ambientalmente correto aos materiais. “Para regulamentar a situação, o Conselho Nacional de Meio Ambiente publicou uma resolução em que diz que os consumidores devem devolver as pilhas já usadas para os revendedores e as lojas encaminham o material para os fabricantes, responsáveis por dar um destino final ou então reutilizar e reciclar as pilhas” explica Pavelski. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR