Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Profissionais da Educação de Caçador conheceram o instrumento para avaliar e programar políticas públicas de melhoria: o Plano de Ações Articuladas (PAR)
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, implantado pelo Decreto 6.094, foi tema abordado na manhã desta terça-feira (27), na Secretaria de Educação. O evento visou apresentar aos profissionais da Educação de Caçador o instrumento para avaliar e implementar políticas públicas de melhoria: o Plano de Ações Articuladas (PAR). Professores, diretores das escolas da rede municipal e estadual participaram da reunião.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Luciane Pereira, o Plano com vigência de 2011 a 2014, visa analisar a gestão educacional; formação dos professores e profissionais de serviço de apoio escolar; práticas pedagógicas; tal como a da infraestrutura física e os recursos pedagógicos da rede.
“O Governo Federal hoje realiza diversas ações na infraestrutura e na área pedagógica, e toda e qualquer prática que fizermos nesse sentido, só terá respaldo do Governo se o PAR estiver devidamente implementado no Município”, diz Luciane.
A secretária de Educação ressalta que nesse cadastro serão inseridas informações relacionadas às prioridades de cada escola. A partir disso, as secretarias de Saúde e de Assistência Social - interligadas com a Educação - também poderão promover ações educacionais.
Luciane explica que para iniciar esses trabalhos será formada uma equipe para fazer o diagnóstico local. Dentre ela, representantes de APP´s, sindicatos, professores da rede estadual, Gerência de Educação, Educação Inclusive, Universidade, Conselho e outros.
“Queremos que toda a comunidade local se sinta ouvida nesse processo, porque afinal a educação é aquela que transforma e nada mais do que quem está envolvido nela querer ajudar a levantar as dificuldades para encontrar as soluções”, finaliza.
Diagnóstico define prioridades
Na ocasião, Edite Ventz apresentou o Plano de Ações Articuladas (PAR) - que determina que todos os municípios assumam o compromisso à melhoria da Educação. Também foi dada a posse ao comitê e à equipe local, tal como foi feito o repasse de informações relacionadas ao processo. O secretário adjunto de Educação, Nelson Molinsk, também participou da reunião.
VANTAGENS: “Com a elaboração do PAR a Secretaria de Educação só tem a ganhar, e consequentemente os alunos, porque através deste diagnóstico vamos buscar as melhorias junto ao Ministério da Educação”, fundamenta. Esta ferramenta também vai possibilitar a vinda de recursos à construção de creches, e obter a formação continuada dos professores.
Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP