Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O aluno Welinton Haas, do Curso Técnico em Informática, foi selecionado para projeto de pesquisa no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. A seleção do aluno foi realizada a partir do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC, cujo objetivo é proporcionar cooperação e intercâmbio internacional aos estudantes do IFSC que resultem no aperfeiçoamento da educação, da ciência e da tecnologia, por meio da realização de atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em instituições estrangeiras parceiras.
O projeto intitulado “Criação de novos objetos musicais envolvendo tecnologia” será executado no Instituto Politécnico do Porto, em Porto, Portugal, e contará com estudantes de diferentes países das áreas de música, design e tecnologia. Welinton ficará em Portugal entre fevereiro e maio de 2015. “Espero com o projeto poder ampliar meus conhecimentos na área da computação e eletrônica, bem como realizar aplicações na área de música, que também é meu interesse”.
Para ser selecionado para o projeto, além da inscrição no programa, Welinton fez uma entrevista em Inglês. As despesas com passagens e estadia para a realização do intercâmbio serão custeadas pelo IFSC. Já o desenvolvimento do projeto é uma contrapartida do Instituto Politécnico do Porto.
De acordo com o Prof. Thiago Waltrik, Coordenador do Curso Técnico em Informática, o aluno possui potencial para o projeto, sendo que as competências técnicas desenvolvidas no curso serão muito empregadas. “Procuramos desenvolver os alunos para que possam atuar não apenas no mercado de trabalho, mas também, realizar atividades de pesquisa, como no caso desse projeto”. O professor cita como exemplo uma oficina que os alunos participaram sobre computação embarcada envolvendo uma plataforma de computação aberta, que pode auxiliar o aluno no projeto.
Para o Prof. Albertinho Della Giustina, Diretor-Geral do Câmpus Caçador, a seleção do aluno demonstra o potencial acadêmico do IFSC, pautado na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade. “Além das aulas, o IFSC traz aos alunos uma série de outras oportunidades para se desenvolver, como é o caso do Welinton, que tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e experiências no exterior” complementa o professor.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão