Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A instalação foi acompanhada pelo prefeito, na presença do diretor da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto, e representantes do 1o Batalhão de Comunicação do Exército Brasileiro
A Prefeitura de Caçador através da Defesa Civil instalou nesta terça-feira (16) em sua sede anexo ao Tiro de Guerra um novo pluviômetro automático que possibilita o envio de informações precisas e imediatas ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A vinda do aparelho foi um pedido do prefeito Beto Comazzetto via Secretaria Nacional de Defesa Civil, pela necessidade que o município possui em saber com exatidão e rapidez sobre possíveis fenômenos meteorológicos que possam vir a ocorrer, podendo assim antecipar as ações de proteção aos cidadãos caçadorenses.
A instalação foi acompanhada pelo prefeito, na presença do diretor da Defesa Civil de Caçador, Sergio Eloy Bisotto, e representantes do 1o Batalhão de Comunicação do Exército Brasileiro, sargentos Alan Kulmann Carvalho e Fabiano dos Santos, de Santo Angelo-RS, que prestam apoio ao Cemaden para as instalações. Os recursos para o novo pluviômetro são provenientes do Governo Federal através do Ministério das Telecomunicações fazendo parte de um programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O Cemaden é o órgão responsável por emitir alertas antecipados quando da ocorrência de eventos hídricos que podem causar desmoronamentos, deslizamentos, enxurradas e enchentes. Dessa forma os municípios através de suas Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil podem emitir rapidamente alertas locais para a população que reside em áreas de risco já mapeadas.
No local funcionava um pluviômetro semi-automático que necessitava de leitura manual para enviar os dados aos Cemaden. Agora as informações são instantâneas e podem ser acompanhadas também pela Defesa Civil de Caçador através de um link.
O aparelho semi-automática será instalado em uma propriedade particular no interior próximo a divisa entre os municípios de Caçador e Calmon. De lá um morador irá fazer as leituras e enviar informações via os rádios comunicadores doados há alguns dias pela Cidasc, e assim a Defesa Civil terá dois pontos de apoio para informações sobre incidência de fenômenos meteorológicos.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão