Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Acadêmicos do curso de Agronomia da UNIARP realizaram visitas técnicas a propriedades rurais no Alto Vale do Itajaí no mês de novembro. Os acadêmicos realizaram visitas a seis propriedades rurais que desenvolvem atividades
Agropecuárias e agroindustriais no sistema orgânico, em três municípios da região, sendo três em Imbuia, uma em Aurora e duas em Rio do Sul.
O grupo, composto por 28 estudantes de diversas fases iniciais do curso, estava sob a coordenação da professora e bióloga Andréa Tozzo Marafon, da disciplina de Ecologia e Gestão Ambiental.
As visitas oportunizaram aos um primeiro contato com o sistema produtivo da agroecologia, além da visão geral da agropecuária na região.
A recepção e acompanhamento do grupo durante todo o roteiro ficou sob a
responsabilidade da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), que esteve representada pelo assessor de Agricultura, engenheiro agrônomo Edson Luis Fronza, articulador da visita, com a colaboração da ecóloga Dulciani Schlikmann de Imbuia, do secretário de Agricultura e do Extensionista da EPAGRI de Aurora, Leandro Warmling e Almir Kruger, e de Vili Valiati e João Fronza de Rio do Sul.
ROTEIRO
O roteiro iniciou com a recepção dos estudantes na sede da AMAVI em Rio do Sul,
partindo imediatamente para Imbuia, onde foram recebidos e guiados pela ecóloga
Dulciani Terezinha Allein Schlickmann, servidora municipal que atua junto a um grupo
de produtores orgânicos, denominado Semeando Sementes do Futuro. No município foram visitadas três propriedades.
Após o almoço, oferecido na última propriedade visitada em Imbuia, o grupo seguiu para Aurora, onde os componentes foram recepcionados e conduzidos pelo secretário Municipal de Agricultura e Técnico Agrícola Leandro Warmilg, com o apoio do extensionista local da EPAGRI, engenheiro Agrônomo Almir Kruger.
Concluída a visita em Aurora, o grupo seguiu para Rio do Sul, onde foram visitadas as duas últimas propriedades do roteiro, incluindo uma agroindústria que processa frutas e hortaliças diversas da própria produção, bem como presta serviço para parceiros- a primeira vinícola a obter registro junto ao Ministério da Agricultura para vinho orgânico em Santa Catarina.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão