Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Comitiva caçadorense envolvendo a Secretaria Municipal de Agricultura e Epagri realizou viagem técnica a municípios da Serra Gaúcha para o fechamento do cursos de Viticultura realizado durante um ano em Videira, abordando diversos assuntos relacionados a cultura, como porta-enxerto, manejo do solo, fitossanidade, nutrição e cultivares de copa.
De Caçador participaram da viagem o produtor de uva Bailey na Linha São Francisco, Vilson Cavalet; a engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Michele Baseggio; o secretário municipal de agricultura, Eduardo Scapinelli; e o técnico agrícola do Escritório Municipal da Epagri, Daniel Suzki. No município de Ipê foi visitada a Cooperativa Econativa e Centro Ecológico. Em Antônio Prado, a Agroindústria Pérola da Terra. Em Farroupilha as propriedades de Paulo De Césaro e Jorge Mariani.
O Centro Ecológico de Ipê tem por objetivo estimular a produção e consumo de produtos orgânicos e a busca da viabilização econômica e social da agricultura familiar. O Centro atua na região serrana e litorânea do Rio Grande do Sul. Ele assessora diversos grupos de produtores, na produção e processamento de alimentos orgânicos. A produção é certificada pela Rede Ecovida. Parte da produção in natura é beneficiada nas unidades dos cooperados e outra parte é comercializada nas feiras livres em Caxias do Sul e Porto Alegre.
A Agroindústria Pérola da Terra é cooperada da Cooperativa Econativa, localizada na Linha Guerra, onde foram gravadas cenas do filme O Quatrilho. É a unidade que industrializa a produção dos cooperados da Econativa, produz suco, néctar, molhos e doces. A propriedade é toda certificada pelo selo orgânico, contando com a produção de hortifrutigranjeiros. Durante a visita foram abordados temas sobre metodologia de produção orgânica de uva, métodos de industrialização, fiscalização e legislação e a experiência de mercado, com relação aos custos, preferência dos consumidores e concorrência.
Nos De Césaro são elaborados vinhos e sucos orgânicos. Paulo De Césaro respondeu as perguntas dos visitantes, relacionadas ao preço da produção em relação ao produto produzido de maneira convencional, e a vantagem econômica, mesmo diante de uma produtividade menor.
Já na propriedade de Jorge Mariani foi falado sobre como é possível desenvolver uma rota turística e atrair consumidores de diversas partes, trabalhando a localização, produção orgânica, hospitalidade, organização dos produtores, resgate histórico e divulgação na mídia.
O secretário de Agricultura, Eduardo Scapinelli, disse que nas visitas pode ser retirar muita informação importante para os trabalhos em Caçador. “Um agricultor não deve recorrer apenas ao serviço braçal, mas explorar o contexto da região em que se encontra e buscar a venda direta dos seus produtos. Mesmo diante da dificuldade de inserir um produto industrializado no mercado, os agricultores visitados afirmaram que é sempre mais vantajoso industrializar a produção”.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão