Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Em ato realizado nesta quinta-feira, 30, o governador do Estado, Raimundo Colombo, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, entregaram 50 ônibus escolares para 47 municípios catarinenses. O investimento no valor de R$ 7,5 milhões veio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação e permitiu ao Estado adquirir os veículos por meio do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal. Da regional de Caçador, nessa primeira etapa foi contemplado com uma unidade o município de Lebon Régis, na segunda etapa será a vez de Timbó Grande receber dois ônibus.
“Este foi o primeiro lote entregue. Temos mais 50 ônibus para repassar aos municípios ainda este ano. Com isso, 90 municípios terão novos veículos e mais qualidade no transporte escolar em 2015. A parceria que temos com os municípios nesta área é fundamental para o bom andamento do trabalho educacional”, afirma Colombo.
Atualmente, o Governo do Estado investe cerca de R$ 100 milhões por ano em transporte escolar e atende mais de 135 mil alunos da rede pública estadual. O valor é repassado aos municípios que realizam o transporte. “A cada ano estamos melhorando ainda mais o transporte escolar. Em 2013, o governo entregou 137 ônibus escolares para substituir os veículos antigos. Até o final do ano entregaremos mais 100. Esperamos no ano que vem conseguir novos veículos para totalizar a entrega em todos os municípios catarinenses”, explicou o secretário Deschamps.
Para o prefeito de Lebon Régis, Ludovino Labas, um novo veículo será muito útil no deslocamento dos alunos. “Ganhar um presente desses é muito bom. Nosso município é pequeno e os recursos limitados. O governador está de parabéns, pois não são todos os governantes que pensam nos municípios pequenos”, destaca. O município transporta diariamente cerca de mil alunos apenas da rede estadual.
Segundo o coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Maria Rodrigues Souza, os veículos devem ser utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes. “Esses ônibus devem levar os alunos de casa para escola e vice-versa ou para atividade previstas na política pedagógica da escola. A utilização indevida pode trazer problema ao município. Outra questão importante é o cuidado e manutenção, que deve estar em dia para evitar desgastes”, afirma.
Os ônibus foram entregues em parceria com o Fórum Parlamentar Catarinense, que indicou os municípios para receberem os veículos. O coordenador do Fórum e deputado federal, Esperidião Amin, leu os nomes de todos os deputados e senadores envolvidos no processo e agradeceu a parceria junto ao governo do Estado.
04/11/2014 - 10:42 | Mecanico
NÃO DURA UM ANO,TÃO SUCATEADOS,VW COM MOTOR MANN E IVECO,TODOS ELETRONICOS PRA ANDAR NO INTERIOR,E MECANICOS SEM TREINAMENTO,SE LEVAR NA AUTORIZADA TEM QUE VENDER O ONIBUS PRA PAGAR OFICINA.
Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros
18/11/2024 - 11:43