Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Lideranças empresariais, gestores municipais e educadores da região da Vice-Presidência Centro-Norte da FIESC participaram nesta quinta-feira (23) do II Workshop Internacional de Educação em Florianópolis. O evento, promovido por meio do Movimento A Indústria pela Educação, contou com a participação da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e de especialistas da Polônia e da Finlândia.
Em sua palestra, Viviane Senna destacou a importância de um conjunto de habilidades, conhecidas como não-cognitivas ou socioemocionais, como perseverança, disciplina, colaboração e curiosidade, para se ter sucesso na escola e na profissão. “Temos um currículo oculto, um conjunto de habilidades importantes sobre as quais não temos consciência, mas que são determinantes no sucesso das crianças. Precisamos desenvolvê-las de maneira sistemática e ordenada no cotidiano escolar para poder usufruir dos benefícios delas”, comentou.
No evento, foi realizada ainda a entrega do Prêmio FIESC A Indústria pela Educação. Foram premiadas empresas que adotam estratégias para elevar a escolaridade dos seus trabalhadores, a qualificação profissional e tecnológica ou que executam programas de desenvolvimento de competências, de acordo com o porte: pequenas (até 99 colaboradores), médias (de 100 a 499 colaboradores) e grandes (acima de 500 colaboradores).
A empresa Sincol de Caçador recebeu o prêmio na Categoria Elevação da escolaridade básica. A empresa criou o programa EducaSin, em parceria com o SESI, para elevação das escolaridade dos trabalhadores. Eles recebem transporte gratuito, alimentação e têm acesso à biblioteca da Sincol. O objetivo da iniciativa é ter 80% dos colaboradores da companhia com o ensino básico completo.
Outra empresa da região premiada foi a Sopasta, na categoria Programa de Desenvolvimento de Competências. A empresa de Tangará elaborou um programa para o desenvolvimento de líderes que inclui coaching e capacitações para todos os colaboradores. Entre os resultados, a companhia destaca a redução das faltas ao trabalho e da rotatividade. O evento contou com a presença do vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, na ocasião também representando a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), secretário municipal de Educação de Caçador, Paulo Gonçalves e diretores regionais do SESI, SENAI e IEL.
O Workshop encerrou com o Painel A Educação que dá certo: a experiência da Polônia e da Finlândia. Os painelistas foram: Andrzej Maria Braiter, embaixador da Polônia no Brasil, e Kauko Kalevi Hämäläinen, da Universidade de Helsinque da Finlândia. O mediador foi Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão