Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Caçador promoveu nesta segunda-feira (20) o “Fórum de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para população adulta e famílias em situação de rua”, serviços estes que integram a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sendo os Institucionais (Abrigo Institucional, Casa de Passagem) e a República.
Presentes na abertura dos trabalhos estiveram a secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos; a diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Arlete Torrezan; o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves; a diretora dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Marizete Iaczinski; e a gerente regional de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR/Caçador, Zilda Melo Albuquerque.
No período da manhã foi apresentado um diagnóstico dos serviços de acolhimento e durante a tarde a elaboração do plano de ação para os serviços já existentes em Caçador e para os que deverão ser implantados conforme as diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
A secretária Beatriz comentou que deve-se ampliar a discussão sobre o assunto neste momento em que os trabalhos de alta complexidade estão deficitários no município, para que assim se efetivem as metas e a criação de uma equipe para o fortalecimento destas ações, melhorando os índices.
Arlete Torrezan declara que a discussão e a realização do Fórum de Reordenamento possibilitam futuramente a captação de recursos para a realização dos trabalhos, e que deve-se elaborar um plano de ação que venha a contribuir para as políticas públicas da assistência social.
Serviços de Acolhimento para população adulta e famílias em situação de rua
A especificidade desses serviços está na oferta de atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
A organização dos diferentes Serviços de Acolhimento para pessoas adultas e famílias em situação de rua tem como objetivo principal atender de forma qualificada e personalizada de modo a promover a construção conjunta com o usuário do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão