Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Nesta terça-feira (7) a Prefeitura de Caçador através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceira com a Epagri/Caçador promoveu um Dia de Campo com 25 produtores de maça e ameixa da Linha Rio Bugre, que puderam tirar suas dúvidas sobre o raleio químico nas produções, técnica desenvolvida pela Epagri que auxilia na mão de obra e melhora a qualidade e tamanho do fruto.
O encontro foi comandado pelo pesquisador da Epagri, José Luiz Petri, que explicou aos produtores quais os momentos adequados em que se deve utilizar o raleio químico e os produtos indicados. “O raleio químico é feito com o trator pulverizador e traz as vantagens de ser mais barato e eficiente. Ele descarrega a planta para que os frutos possam vir com maior tamanho e melhor qualidade, podendo ainda induzir a polinização para o ano seguinte”, explica.
O secretário de agricultura, Eduardo Scapinelli, ressalta que este Dia de Campo tem como objetivo levar o conhecimento aos produtores e apresentar a tecnologia que vem a facilitar o trabalho deles. “Junto com a Epagri buscamos trazer as principais informações para que eles possam ter uma boa produção. Até o final do ano estamos planejando fazer mais dois encontros para levar as inovações até eles. Os agricultores que tiverem dúvidas sobre as suas produções devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para que juntamente com a Epagri possamos ajudá-los”, declara.
O produtor e dono da propriedade visitada neste Dia de Campo, Ricardo Suzin, afirma que está é a segunda safra em que ele utiliza o raleio químico. “O resultado tem sido ótimo, pois além de diminuir a mão de obra também melhora a qualidade do fruto, o que auxilia na venda”.
Outro produtor, Ivo Suzin, destaca que além de melhorar a qualidade a técnica faz com que o fruto tenha um tamanho maior. “O desenvolvimento dele é melhor, o que para nós produtores é muito bom, pois assim temos uma produção com frutos bons e grandes”, completa.
08/06/2015 - 12:23 | Marcus Fernandes
Valeu pessoal mas agora quem ficou na duvida fui eu....O que foi usado como raleante que época que dosagemquais efeitos......tb sou produtor de ameixas na região suldoeste de SP
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão