Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, formalizou cumprimentos aos colegas advogados pelo transcurso de seu dia. A par do jornalismo, Adelcio exerce a profissão de advogado há mais de 30 (trinta) anos, com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Em relação à área acadêmica, lecionou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Internacional Público, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
De acordo com a Portaria nº 300/2013, dada à publicidade pelo Presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, o Reitor Adelcio passou a integrar a Comissão de Direitos Humanos da corporação.
Ele cita o magistério dado à luz pelo Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Marcus Vinicius Furtado Coelho: “Há 186 anos, no dia 11 de agosto, foram criados os primeiros cursos jurídicos no Brasil – em São Paulo e Olinda, simultaneamente –, embriões de uma profissão que logo ocuparia lugar de honra na história do País, assumindo lutas memoráveis em defesa das liberdades, das instituições democráticas e contra todas as formas de opressão.
A advocacia no Brasil não apenas cresceu em números, ultrapassando a cifra de 800 mil profissionais: a profissão é sinônima de justiça e garantia de paz social. Seja na esfera pública ou privada, seja autônomo ou empregado, o advogado promove o equilíbrio e assegura a preservação dos direitos. Dupin Aîné (1783/1865), jurisconsulto e magistrado francês, em sua grande obra sobre o exercício da advocacia, disse: “Humanidade, literatura, história, direito, prática, não há matéria ou ciência que o advogado possa ignorar”.
Não por menos, a Constituição da República, que em outubro completará 25 anos, diz explicitamente em seu art. 133 que “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Promulgada após duas décadas de autoritarismo, a Carta Magna brasileira expressa um Estado democrático de Direito voltado para a realização de uma sociedade livre, justa e fraterna. E em seu texto, por seis vezes a Ordem dos Advogados do Brasil é literalmente nominada”.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão