Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
As chuvas intensas da semana passada prejudicaram um grande número de moradores de Rio das Antas. Com a rápida elevação do nível do Rio do Peixe, a Administração Municipal mobilizou servidores de várias secretarias para ajudar os mais afetados. Pelo menos 60 famílias foram levadas para um abrigo montado no Ginásio de Esportes de Ipoméia. Algumas permanecem no local.
Ainda na quinta-feira, dia 08, o prefeito, Alcir José Bodanese, decretou Situação de Emergência em função dos estragos provocados em residências, estradas, pontes e pontilhões. A Defesa Civil Estadual foi comunicada oficialmente sobre o Decreto Municipal e agora está sendo esperada a ajuda do Governo do Estado para minimizar os danos.
Os prejuízos são muitos, mas, felizmente, não houve vítimas. Os danos poderiam ter sido maiores, já que a Administração Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários, se antecipou e, desde manhã, já começava a comunicar famílias próximas do rio sobre a possibilidade de uma grande enxurrada, o que de fato se confirmou durante a tarde.
Desde sexta-feira, dia 08, quando o sol retornou, as equipes da Secretarias de Obras e Agricultura dedicaram esforços em liberar os acessos para várias comunidades que ficaram ilhadas, em função dos alagamentos. Todo maquinário da Administração Municipal de Rio das Antas ficou trabalhando em função das estradas e do auxílio aos atingidos. O nível do Rio do Peixe baixou durante o fim de semana e ficou mais fácil para as equipes trabalharem.
Entre as comunidades mais afetadas estão Linha Glória, Rio Preto, Novo São Paulo, Camboinzal, XV de Novembro, Ipoméia, Saltinho, Rio Bonito, Wegner, Santo Antônio, Tanque, Pedra Lisa, Floresta, Retiro Saudoso, Salto Rio das Pedras, Lageadinho e Vista Alegre. Nestas comunidades, algumas pontes e pontilhões sofreram danos, mas a Administração Municipal já está efetuando os reparos necessários.
O prefeito Bodanese determinou que todo suporte fosse destinado para os atingidos e que a Administração Municipal já está buscando auxílio estadual para minimizar os prejuízos. “Infelizmente os danos são grandes e estamos buscando ajuda do Governo do Estado para realocar algumas famílias. Nossas equipes fizeram um trabalho eficiente e conseguiram remover as famílias em áreas de risco a tempo”, disse.
Motos niveladoras, caminhões e retroescavadeiras estão sendo utilizadas para dar plenas condições de passagem nas estradas. “Infelizmente o rio encheu muito e ‘lavou’ as estradas. Toda a brita foi levada pelo rio. Vamos colocar tudo novamente, para dar condições de tráfego aos motoristas. Acredito que em 15 dias conseguimos terminar esta operação de emergência”, estaca o secretário de Obras, Mário Vian.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão