Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Cultura tem auxiliado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos trabalhos para a consolidação do Bosque Modelo em Caçador (BMC). Com o auxílio da Fundação, a Embrapa adquiriu diversas fotos dos principais pontos de Caçador, o que fortaleceu o documento oficial do BMC.
A pesquisadora da Embrapa, Maria Augusta Doetzer Rosot, destacou que “é fundamental que os diversos atores presentes no município se apropriem do conceito, da ideia e participem do processo decisório relativo a quaisquer ações que venham a ser propostas no âmbito das atividades do Bosque Modelo”.
Este ano a Embrapa tem previsto a participação de uma aluna de mestrado do Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE), na Costa Rica, que irá trabalhar durante seis meses em Caçador, a partir de julho, com o objetivo de reunir subsídios e elementos para a formulação do Plano Estratégico do Bosque Modelo de Caçador. “Em reuniões anteriores com as instituições e pessoas físicas que constituem o chamado - Conselho do BMCDR -, ficou acordado que seria muito importante fazermos um diagnóstico das ações e programas já existentes no município para podermos incluí-los, quando pertinente, ao conjunto de projetos sendo desenvolvidos no âmbito do Bosque Modelo”, complementa Maria Augusta.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Nelson Molinski, afirmou que esta participação é importante para o município, pois só vem a engrandecer o trabalho e valorizar os projetos já existentes em Caçador. “Estamos auxiliando a Embrapa no que for necessário para que seja realizado um bom trabalho. Não somente a Fundação de Cultura, mas também outras Secretarias que desenvolvem diversos projetos no município também poderão auxiliar nas atividades de consolidação do BMC”.
O prefeito Beto Comazzetto declara que o Bosque Modelo é fundamental em áreas como a de Caçador, que possui florestas muitas vezes indevidamente exploradas no que diz respeito a extração de madeira. “O projeto serve tanto para que possamos conservar áreas de mata no município e combater o desmatamento indiscriminado, como também dar mais valor a natureza e recuperar áreas já degradadas. Devemos valorizar nossas florestas e o Bosque Modelo possui este conceito, preservar para um futuro sustentável”.
Sobre o Bosque Modelo de Caçador
O Bosque Modelo Caçador é o terceiro a ser criado no Brasil e o primeiro na região Sul, sendo os outros o BM Mata Atlântica e o BM Pandeiros, ambos no Estado de Minas Gerais. Com Caçador, o número de Bosques Modelo no mundo passou a ser 59, distribuídos em 14 países da América, Ásia, África e Europa, contemplando mais de 31 milhões de hectares. O Bosque Modelo Caçador (BMC) tem sua área núcleo na Estação Experimental da Embrapa em Caçador, gerenciada como campo experimental da Embrapa Florestas (Colombo/PR), com uma reserva florestal de mais de mil hectares.
O que é um Bosque Modelo?
Os Bosques ou Florestas Modelo (BM) constituem um processo voluntário de alianças participativas, por meio das quais indivíduos e grupos representando valores e interesses diversos trabalham conjuntamente, visando ao desenvolvimento sustentável de um território (paisagem) onde a floresta desempenha um papel importante.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão