Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, que há mais de trinta anos exerce a aAdvocacia, ministrou Aula Magna no Curso de Graduação em Direito da Universidade.
O tema consistiu no Ensino Jurídica, tratado no livro “Matérias Jurídicas Fundamentais”, de autoria de Adelcio. O volume hospeda estudos iniciáticos acerca das matérias fundamentais à formação jurídica, tais como Sociologia do Direito, História do Direito, Filosofia Direito, Metodologia da Pesquisa Jurídica e Linguagem Jurídica.
De acordo com o Reitor Adelcio, preliminarmente, vale proclamar que, antes do acesso às matérias profissionalizantes, eles e elas necessitam de capacitação para compreendê-las em profundidade, evitando a confusão entre leis e Direito. Ou a decoreba dos códigos.
Por conseguinte, à guisa de exemplo, a reflexão filosófica é fundamental para a formação jurídica, emanando deste fato a relevância da Filosofia do Direito. Outro exemplo consiste na Sociologia do Direito; ora, sem compreender a sociedade, não se logra perquirir com percuciência o seu ordenamento jurídico. Destarte, após estes estudos, apenas iniciáticos, os bacharelandos e bacharelandas podem devotar-se a obras mais complexas. Igualmente, não pairam dúvida de que a aplicação da metodologia contribui sobremodo para a qualidade da produção científica.
De outro vértice, cumpre considerar que só a proximidade do crepúsculo do curso convence o alunado da relevância das matérias fundamentais, às quais, em primórdios, ele não atribuía qualquer validade, reputando-as meramente abstratas e inúteis. Por conseguinte, urge despertar o apreço a tais matérias, sob pena de déficit irreparável na formação que prejudicará o exercício profissional e a continuidade da carreira acadêmica no âmbito da pós-graduação. Então, as lamentações carecem de eficácia para alterar a realidade.
Destarte, o neófito no saber jurídico poderá utilizar estes beressal para compreender todas as implicações do fenômeno jurídico. O Direito se reveste de cientificidade na medida em que, através de procedimentos formais, é capaz de conhecer os fatos sociais e produzir novas abordagens e novos institutos, gerando, por corolário, soluções verdadeiras para os problemas sociais.
Demais, ou o Direito mantém relação íntima com a justiça ou viverá em contubérnio com a opressão.
Finalmente, vale exalçar que o conhecimento das matérias jurídicas fundamentais pode servir a qualquer pessoa que anele compreender o Direito. E instrumentalizá-lo para a transformação do mundo.
CDL Caçador divulga sugestão de horário para o comércio no Natal 2024
26/11/2024 - 10:33Trator tomba e condutor fica ferido, na Linha Rio Bugre
25/11/2024 - 19:29Sincol realiza simulado de evacuação com participação de mais de mil colaboradores
23/11/2024 - 16:45Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024