Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Os principais procedimentos realizados pelo Ambulatório de Cirurgias Eletivas são: Colecistomia, exploração de vias bilaterais, herniorrafia inguinal; herniorrafia epigástrica e excérse de nódulo sub-mandibula, dentre outros
Neste mês de fevereiro o Ambulatório de Cirurgias Eletivas administrado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçador, completa um ano de funcionamento destacado pela secretária municipal de Saúde, Rejane Serafini, como uma ideia que deu certo e apresenta nestes primeiros 12 meses um total de 1379 consultas, 674 retornos e mais de 100 cirurgias realizadas.
Coordenado pelo Dr. Eduardo Barbosa Lopes, o Ambulatório tem uma grande movimentação de consultas, sendo que desde seu inicio tem reduzido o tempo de espera de muitos caçadorenses para a realização de cirurgias. “Sempre tive a ideia da criação de um Ambulatório em Caçador e com a ajuda da Secretaria de Saúde e do prefeito Beto Comazzetto, conseguimos realizar esse sonho e diminuir a fila de espera da população por cirurgias”, ressalta Dr. Eduardo.
Os principais procedimentos realizados pelo Ambulatório de Cirurgias Eletivas são: Colecistomia, exploração de vias bilaterais, herniorrafia inguinal direita/esquerda; herniorrafia epigástrica, excérse de nódulo sub-mandibular, herniorrafia inguinal bilateral, herniorrafia incisional, hemoroidectomia, hérnia umbilical, ooforectomia (ovário).
Após as consultas, os pacientes já conseguem dar entrada com a realização de exames para o encaminhamento da cirurgia. “Temos diminuído muito a fila de espera por cirurgias, pois adiantamos procedimentos de exames necessários e assim os pacientes só aguardam a data da internação. Contamos também com a colaboração dos anestesistas e do Hospital Maicé para a efetivação dos trabalhos, por isso agradecemos a todos os envolvidos que têm contribuído muito para ajudar a população”, declara Rejane.
O prefeito Beto Comazzetto afirmou que este trabalho da Secretaria de Saúde tem mudado a realidade caçadorense quando ao atendimento aos cidadãos. “Desde que assumimos a Administração Municipal uma das reclamações mais frequentes eram as extensas filas de espera por exames e cirurgias. Trabalhamos em cima disso e conseguimos melhorar este quadro consideravelmente, notando assim a satisfação dos cidadãos pelo trabalho realizado. Quero dar os parabéns a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde e ao Dr. Eduardo pelo empenho e dedicação, sendo que esperamos comemorar muitos anos de funcionando do Ambulatório, já que este é um trabalho que não pode parar”.
A diminuição da lista de espera
Neste um ano de funcionamento o Ambulatório de Cirurgias Eletivas de Caçador tem diminuído o tempo de espera da população. Terezinha Aparecida Lourenço dos Santos e Vânia Azevedo esperavam para fazer a cirurgia de vesícula desde 2010, sendo que ao iniciar os trabalhos do Ambulatório em menos de nove meses elas já estavam operadas e se recuperando.
Angela Abatti, aguardava há dois anos para retirar um nódulo mandibular. Com os trabalhos do Ambulatório a caçadorense realizou a cirurgia em novembro. “Por dois anos eu aguardava a retirada daquele nódulo que tanto me incomodava. Com a ambulatório minha espera durou menos e o atendimento melhorou muito, pois tive um ótimo acompanhamento antes e após realizar a cirurgia”, afirma.
Hermes Gonçalves dos Santos, esperava há três anos para retirar duas hérnias. “Minha cirurgia foi realizada em julho e desde então nunca mais me incomodei com dores”, afirma.
Margarete Aparecida da Luz e a Adriana Aparecida Alves de Jesus, passaram por cirurgias de vesícula há cerca de 15 dias. Adriana aguardou oito meses na fila. “Achava que iria esperar muito mais, mas foi rápido e o acompanhamento tem sido muito bom. Agora é só aguardar o pós-operatório para tudo voltar ao normal, só que agora, sem dor”, completa.
UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão
21/11/2024 - 10:20Ex-presidente Michel Temer recebe título Doutor Honoris Causa da UNIARP
20/11/2024 - 17:37Gol e Saveiro batem de frente na Rua Brasília
18/11/2024 - 19:40Ação de cursos da Uniarp promove doação de mais de mil livros