Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Entra em operação em breve a ampliação do sistema antigranizo intermediado entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a empresa Anti Granizo Fraiburgo Ltda, pelo deputado Reno Caramori. A ampliação, que terá custo total de R$1 milhão, para operação pelo período de um ano, foi definida através de audiências públicas em Caçador e Videira, com a participação do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus.
Atualmente, o sistema antigranizo tem 84 geradores de solo em funcionamento nos municípios de Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Rio das Antas, Tangará e Videira, financiados por prefeituras municipais, empresas produtoras de maçã e pequenos agricultores.
Para melhorar a eficiência do sistema antigranizo na área desses municípios e ampliar a área de defesa para municípios desprotegidos de abrangência das SDR de Caçador e Videira (Arroio Trinta, Calmon, Iomerê, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Salto Veloso e Timbó Grande) a AGF está instalando mais 55 geradores de solo. Com 139 geradores de solo em funcionamento toda a área agrícola de abrangência das duas regionais estará protegida, com eficiência média de 70% e aproximadamente 100% de eficiência nas áreas urbanas e industriais dos municípios contemplados.
De acordo com informações fornecidas pelos técnicos da AGF ao deputado Reno Caramori, o sistema antigranizo foi acionado durante 36 dias na safra anterior, sendo que, nos dias 28 de novembro e 05 de dezembro, evitou perdas na área protegida, enquanto muitos municípios fora dessa área registraram fortes prejuízos com a queda de granizo.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão