Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

PRESERVAÇÃO

Fundema e Epagri desenvolvem nova etapa do Projeto SOS Nascente

03/02/2014 às 10:42

Imprimir

Em dezembro de 2013 a Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fudema) juntamente com a EPAGRI iniciaram mais uma etapa do Projeto SOS Nascente. Estruturado em parceria com a CASAN, o Projeto tem como objetivo proteger nascentes, garantindo a qualidade da água utilizada para consumo humano em áreas rurais. Nesta etapa, que segue até junho deste ano, a intenção é implantar o modelo Caxambu, que tem como finalidade a proteção das fontes, nas comunidades Cerro Branco, Serra Azul, Bugre e Assentamento Hermínio Gonçalves.
No total 33 nascentes receberão este método, sendo dez já implantadas. De acordo com a diretora de Meio Ambiente da Fundema, Raquel Gomes de Almeida, o modelo Caxambu é uma tecnologia desenvolvida pela Epagri que tem uma grande vantagem ambiental. “Este modelo garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos e a proteção também filtra e canaliza a água para as residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas”, destaca.
O presidente da Fundema, Luiz Gustavo Pavelski, explica que o material necessário para elaboração da proteção de nascentes é cedido pela Fundação sem qualquer custo para o proprietário, com recursos dos repasses realizados pela Casan para esse fim. “A mão-de-obra para a implantação da proteção é de inteira responsabilidade do agricultor, sendo que o desenvolvimento é supervisionado por representantes da Fundema e da Epagri. Além da proteção as áreas passam a ser cercadas respeitando a legislação vigente, sendo que são plantadas diversas mudas de espécies nativas, produzidas no Horto Municipal”.
As famílias interessadas em implantar esse método de proteção de nascente e recuperação das matas devem entrar em contato com a Fundema pelo telefone: 3567 2880, ou com a Epagri: 3561 6430, para realizar a inscrição no projeto, para execução da etapa 2014/2015.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR