Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TROCANDO EXPERIÊNCIAS

Servidores de Videira conhecem metodologia da Saúde Mental em Caçador

A equipe foi recebida pela coordenadora do programa, Valdicléia Ferreira, que deu todas as explicações sobre o trabalho que vem sendo realizado no município

29/01/2014 às 01:11

Imprimir

Na semana que passou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da Prefeitura de Caçador recebeu a visita de representantes da Secretária de Saúde de Videira para conhecer a metodologia de estruturação e trabalho em Saúde Mental na Atenção Básica. A coordenadora de Saúde Mental, Valdicléia Ferreira, recebeu os representantes dando todas as dicas e explicações sobre o que já foi feito e vem sendo desenvolvido em Caçador.
Como explicou Valdicléia, Caçador descentralizou o Programa de Saúde Mental, que era um ambulatório e disponibilizou o atendimento através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Esse tipo de trabalho desenvolvido pela ESF já é preconizado pelas portarias ministeriais desde o final da década de 90 e só agora vem se efetivando por todo o país”.
A referência do trabalho no município está na metodologia que foi aplicada pela coordenação do Programa de Saúde Mental, que estruturou um trabalho de sensibilização, capacitação e estruturação para as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) para atuação em Saúde Mental. Tudo isso sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dos profissionais dos CAPS II e CAPS AD.
“Agora a pessoa que precisa de tratamento para problemas mentais leves e moderados como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamentos entre outros problemas emocionais pode procurar ajuda e tratamento na Unidade de Saúde do seu bairro, pois os profissionais 0estão capacitados e contam com apoio teórico e técnico dos profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), com médico psiquiatra, psicólogos, arte-terapeuta, além de enfermeiros e outros profissionais dos demais serviços da rede de Saúde Mental do município”, complementa Valdicléia.
A coordenadora agradeceu a visita dos representantes de Videira e se disse muito feliz em poder ajudar. “Precisamos ajudar nossos amigos vizinhos. Se o que estamos fazendo está dando certo, a ponto de se tornar referência para nosso Estado, então é preciso compartilhar isso com quem queira para assim contribuirmos para uma melhora no tratamento da Saúde Mental de todas as pessoas”, conclui.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR