Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
A equipe foi recebida pela coordenadora do programa, Valdicléia Ferreira, que deu todas as explicações sobre o trabalho que vem sendo realizado no município
Na semana que passou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da Prefeitura de Caçador recebeu a visita de representantes da Secretária de Saúde de Videira para conhecer a metodologia de estruturação e trabalho em Saúde Mental na Atenção Básica. A coordenadora de Saúde Mental, Valdicléia Ferreira, recebeu os representantes dando todas as dicas e explicações sobre o que já foi feito e vem sendo desenvolvido em Caçador.
Como explicou Valdicléia, Caçador descentralizou o Programa de Saúde Mental, que era um ambulatório e disponibilizou o atendimento através da Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Esse tipo de trabalho desenvolvido pela ESF já é preconizado pelas portarias ministeriais desde o final da década de 90 e só agora vem se efetivando por todo o país”.
A referência do trabalho no município está na metodologia que foi aplicada pela coordenação do Programa de Saúde Mental, que estruturou um trabalho de sensibilização, capacitação e estruturação para as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) para atuação em Saúde Mental. Tudo isso sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dos profissionais dos CAPS II e CAPS AD.
“Agora a pessoa que precisa de tratamento para problemas mentais leves e moderados como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamentos entre outros problemas emocionais pode procurar ajuda e tratamento na Unidade de Saúde do seu bairro, pois os profissionais 0estão capacitados e contam com apoio teórico e técnico dos profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), com médico psiquiatra, psicólogos, arte-terapeuta, além de enfermeiros e outros profissionais dos demais serviços da rede de Saúde Mental do município”, complementa Valdicléia.
A coordenadora agradeceu a visita dos representantes de Videira e se disse muito feliz em poder ajudar. “Precisamos ajudar nossos amigos vizinhos. Se o que estamos fazendo está dando certo, a ponto de se tornar referência para nosso Estado, então é preciso compartilhar isso com quem queira para assim contribuirmos para uma melhora no tratamento da Saúde Mental de todas as pessoas”, conclui.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão