Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Segundo o Reitor da Uniarp. a Contabilidade, ao lado do registro, função tradicional, converteu-se em instrumento precioso para o processo decisório
O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a importância do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Explica Adelcio que a Contabilidade, uma das mais antigas Ciências, adquiriu ainda maior relevância com a globalização, fenômeno consistente nas interações intensas das economias nacionais. A par disso, a Contabilidade, ao lado do registro, função tradicional, converteu-se em instrumento precioso para o processo decisório.
Antônio Lopes de Sá, luminoso doutrinador da matéria, esclarece: “A História da Contabilidade, pois, percorre milênios, participando das diversas modificações sobre o uso da riqueza e dos recursos sobre os meios de registros. O aparecimento das cidades, a estrutura dos Estados, do Poder Religioso, o surgimento da moeda, a concentração de riqueza, a divisão do trabalho, o domínio dos mares, a expansão comercial, a Revolução Industrial, a descoberta do papel, a revolução científica, a informática, todos esses fatores alteraram e continuaram alterando a história dessa ciência do patrimônio. Como os fatores ambientais atingem a vida das riquezas e os meios de informação ensejam maior acesso ao conhecimento dos fatos que ocorrem naquelas, sempre que tais eventos surgiram, passos, também, foram dados à frente, no constante progresso da Contabilidade. Tal história continua sendo construída e seu futuro prossegue célere, cada vez mais evidenciando a utilidade de tal conhecimento”.
No âmbito acadêmico, a estruturação do curso de pauta pelo disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, consubstanciadas na Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, que dispõe: “Art. 3º O curso de graduação em Ciências Contábeis deve ensejar condições para que o futuro contabilista seja capacitado a: I - compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; II - apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; III - revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação”.
Por fim, o Reitor Adelcio homenageia o Coordenador e o corpo docente do Curso da Universidade, Prof. Paulo Henrique Levecke e colegas, que desempenham suas funções com maestria e brilhantismo.
21/01/2014 - 09:59 | Davi Reinoldo
Parabéns ao Professor Coordenador Paulo Henrique Levecke e demais Professores do Curso de Ciências Contábeis, pela ótima atuação.Sucesso a este Curso, que forma profissionais muito capacitados.
Núcleos da ACIC apresentam cases de sucesso e PGVE forma turma
22/11/2024 - 19:31Caçadorenses conquistam 15 medalhas e três troféus nos JASC 2024
22/11/2024 - 19:03Veículo invade residência no Morada do Sol
22/11/2024 - 09:37UNIARP inaugura novo laboratório dia 26 de novembro
21/11/2024 - 19:09Câmara autoriza repasses para APAE e Liga de Futebol de Salão