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O Reitor da Uniarp, Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, Presidente da Comissão de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação, destacou que o ano de 2013 contém fato relevante, consistente no avanço da pós-graduação “stricto sensu” no interior catarinense.
As instituições comunitárias, que na década de 1970 asseguram a interiorização da graduação, agora se expandem neste setor.
A primeira regulamentação da pós-graduação “stricto sensu” (mestrado e doutorado) verificou-se por meio do Parecer Parecer nº 977/1965, relatado pelo Conselheiro Newton Sucupira, no âmbito do Conselho Federal de Educação. De acordo com este texto, “a pós-graduação torna-se, assim, na universidade moderna, cúpula dos estudos, sistema especial de cursos exigido pelas condições da pesquisa científica e pelas necessidades do treinamento avançado
O seu objetivo imediato é, sem dúvida, proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional, impossível de adquirir no âmbito da graduação.
“Mas, além destes interesses práticos imediatos, a pós-graduação tem por fim oferecer, dentro da universidade, o ambiente e os recursos adequados para que se realize a livre investigação científica e onde possa afirmar-se a gratuidade criadora das mais altas formas da cultura universitária”.
Entre as funções da pós-graduação “stricto sensu” avulam a pesquisa e a formação para o exercício do magistério na educação superior.
De acordo com a clarificação de Geraldo Tadeu Monteiro, no quadro da educação superior, a atividade de pesquisa está inteiramente relacionada ao processo de formação científica e educativa que se cumpre no âmbito da graduação e da pós-graduação: iniciação científica, mestrado e doutorado. Da atividade de pesquisa emanam progressos científicos e tecnológicos de diferentes áreas do conhecimento).
A vida acadêmica determina, ao contrário, que as pesquisas sejam, desde seu início, metodologicamente controladas e sistematizadas, para que possam ser informadas com um mínimo possível de distorção a outros pesquisadores e para que os resultados alcançados possam ser considerados válidos.
O objeto da pesquisa pode ser excepcional, como também pode ser um objeto amplamente conhecido, mas cujo tratamento não esteja esgotado e, assim, precisa ainda de investigações que ministrem respostas distintas para problemas ainda não excedidos. Olhar o objeto de uma perspectiva diferente pode definir o sucesso do resultado de uma pesquisa, daí a precisão de conhecer as metodologias aplicáveis ao problema a que se quer responder, instrumentalizando o método de investigação de maneira consistente
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